Uma comitiva de mulheres da Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) está, em Brasília, participando do “Encontro Nacional de Segurança Pública e o Enfrentamento à Violência Contra a Mulher”. O evento, que faz parte da programação alusiva ao 8 de março, iniciou, nessa segunda-feira (20), e segue com diversos painéis e discussões até esta quarta-feira (22). O Encontro é uma realização da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública com a parceria do Ministério

A ideia do evento é abordar as mais variadas perspectivas em torno do tema, como as políticas públicas e os indicadores de violência de gênero. Durante a realização, o encontro terá quatro painéis, que debaterão o combate à violência de gênero em âmbitos local e global, a especialização dos agentes de segurança no atendimento às vítimas, os desafios para a integração neste atendimento – no que tange marcadores sociais, como etnia e condição socioeconômica – e práticas inovadoras de enfrentamento à violência.

Para o encontro, foram convidadas representantes das 27 unidades da federação, sendo estas uma por unidade, pertencentes às Polícias Militares, Polícias Civis, Corpos de Bombeiros Militares e perícias oficiais de todo o Brasil, bem como guardas civis municipais de 17 municípios brasileiros.

Todas as profissionais de segurança pública que participam do evento atuam diretamente no enfrentamento à violência contra a mulher, seja na prevenção, no policiamento, na investigação criminal, na produção de provas e no acompanhamento das medidas protetivas de urgência.

Representam as forças de segurança do Piauí, a capitã Leoneide Rocha, comandante da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar do Piauí; a tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Najra Nunes; a delegada de Polícia Civil, Nathália Figueiredo, do núcleo de feminicídio do DHPP; a perita Julieta Castelo Branco; e a guarda civil municipal Willyara de Sousa.