As comunidades quilombolas do estado do Piauí começaram ter seus moradores vacinados contra a Covid-19. Os imunizantes para o grupo chegaram no sábado (20), e fazem parte do nono lote entregue pelo Ministério da Saúde.

“A inserção das comunidades piauienses foi feitas através do trabalho do movimento quilombola, com o auxílio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, que realizou o mapeamento dessa população, junto com a Gerência de Igualdade Racial da SASC”, explica o coordenador de Equidade da Sesapi, Gilvano Quadros.

Ao todo, são 115 comunidades quilombolas situadas em 37 municípios piauienses. Uma das primeiras a iniciar a vacinação foi a comunidade do Mimbó, na cidade Amarante, que conta com 510 pessoas habilitadas a receberem o imunizante. “É muito importante para nossa comunidade do quilombo essa vacinação, para que possamos nos proteger dessa doença tão perigosa. Estamos muitos felizes”, destaca a moradora do Mimbó, Lucimar Lima Paixão.

No estado, 25.193 quilombolas receberão as doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz. A primeira dose do imunizante veio para 100% desse grupo. “Os moradores da comunidade Sítio Velho, na cidade de Assunção do Piauí também já estão recebendo as primeiras doses. As demais já estão se organizando junto com os municípios para iniciarem a campanha”, lembra o coordenador.