As comunidades terapêuticas que têm convênio com o Governo do Estado, por meio da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas (Cendrogas), adotaram medidas preventivas para o enfretamento à Covid-19, seguem as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), e também cartilha do Ministério da Saúde e da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred)/(Portaria n° 340, art 6º). Até este momento, as entidades do Piauí seguem sem casos de contaminação pelo novo coronavírus, onde a equipe  da Cendrogas tem monitorado.

A diretora de Políticas Públicas da Cendrogas, Marta Maria, e equipe têm monitorado todas as informações de prevenção ao vírus via videoconferência e informações passadas dia a dia pelos representantes de cada entidade conveniada. “Nossas conveniadas de todo o estado, de norte a sul, têm nos informados o dia a dia e a forma como tem tratado o assunto Covid-19. Elas passaram a fazer quarentena para receber novos acolhidos e em alguns casos suspeitos passam a ser separados em isolamento social, como também os acolhidos só falam com parentes via internet e restringiu acesso aos assistentes sociais e, em último caso, tendo que entrar, é feita a higienização com álcool em gel e uso de mascará”, disse a diretora.

No Piauí, são 26 comunidades para tratamento e 11 de prevenção. Ao todo, são 37 termo de fomento em vigência.

A Cendrogas tem acompanhado as entidades conveniadas neste período de pandemia via internet e para mais esclarecimento sobre acolhimento ligar para os telefones (86) 99426-0178 ou (86) 99414-1379 – Psicossocial.