O Governo do Estado publicou o decreto relativo aos protocolos específicos com medidas de prevenção e controle da disseminação da Covid-19 para o setor de serviços de saúde – segmento laboratório e postos de coleta. É um dos autorizados a reabrir nesta segunda-feira (6), após mais de três meses fechado.

Os laboratórios só poderão funcionar se atenderem às condições dos protocolos específicos e o protocolo geral de recomendações higiênicas e sanitárias. Para iniciar o funcionamento, o estabelecimento é obrigado a apresentar o Plano de Segurança Sanitária e Contenção da Covid-19. A apresentação se dará em meio virtual com a inserção do Plano de Segurança no site Pro Piauí, link propiaui.pi.gov.br.

Entre as medidas a serem adotadas, estão agendar, quando possível, as coletas laboratoriais. Além disso, o laboratório deve primar pelo pelo atendimento domiciliar, especialmente de pacientes idosos, com comorbidades, ou suspeitos de infecção pela Covid-19.

Além disso, o espaço destinado à sala de espera dos pacientes deverá ser bem ventilado, permitindo que os pacientes em espera fiquem afastados, com fácil acesso a suprimentos de higiene das mãos e utilizando máscara. Outra orientação é que os pacientes devem comparecer preferencialmente desacompanhados.

Manter distância mínima de 2 metros entre as pessoas, não utilizar bebedouros coletivos com bico injetor, aumentar o distanciamento entre os atendentes no balcão e técnicos no laboratório, evitar o compartilhamento de materiais, como canetas, são outras ações a serem seguidas.

O profissional deve usar uniforme exclusivamente no local de trabalho e trocá-lo diariamente. Os responsáveis pela coleta devem lavar as mãos e usar álcool a 70% com frequência, usar gorro/touca descartável, óculos de proteção ou protetor facial, máscara cirúrgica descartável, avental impermeável de mangas longas, sapato fechado, etc.

Confira todos os detalhes do decreto aqui.