Zenaide Lustosa recebendo o selo Maria da Penha

Durante a solenidade em comemoração atuação de um ano da Patrulha Maria da Penha realizada na sexta-feira (29) a coordenadora de Estado de Políticas para as Mulheres – CEPM, Zenaide Lustosa, apresentou as principais atribuições da coordenadoria e os trabalhos que foram realizados durante a pandemia e os que serão realizados em 2021.

Na solenidade, Zenaide Lustosa destacou a importância de pensar na autonomia econômica e financeira das mulheres para que possam sair do ciclo de violência e a importância da rede trabalhar e desenvolver ações de forma conectadas para que possam juntas fazer o enfretamento a violência doméstica.

Desde a criação da Patrulha Maria Penha, a CEPM desenvolve ações como a ampliação da divulgação dos serviços através da Campanha “Ei, mermã”, desenvolvida no em todo o Estado, além da distribuição de informativos de enfretamento à violência doméstica nos espaços de serviços essenciais para a população.

A patrulha é um projeto da Polícia Militar do Piauí e tem o objetivo de atuar preventivamente na violência, tendo como foco o acompanhamento e o monitoramento de medidas protetivas. Segundo a capitã da Polícia Militar Leoneide Rocha, o atendimento é feito por uma equipe que entende a situação de violência doméstica e familiar e sabe como conduzir a situação sem revitimizar a mulher, orientando-a de forma a quebrar o ciclo de violência, através de um diálogo encorajador. “Fazemos a escuta ativa de cada situação, tratando com peculiaridades e não como mais uma ocorrência de violência doméstica e familiar, como sendo todas iguais”, afirma Leoneide.