A Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres (CEPM), em parceria com a Consultorias Xaraés, capacitaram mais de 600 pessoas no Piauí e agora estão realizando em Corrente.  Uma das principais temáticas da formação é sobre o  enfrentamento à violência doméstica e autonomia econômica das mulheres para criar novas estratégias de prevenção à violência contra a mulher ao tempo que a acolhe.

A metodologia utilizada é participativa e tem dinâmicas interativas, como: poder e violência: “Mito ou Verdade”; Percepção sobre empoderamento; e dinâmica dos balões. Permitindo que os participantes percebam estratégias de enfrentamento à violência contra a Mulher levando em consideração a realidade do território.

“Em Corrente percebemos que todos os participantes estão engajados durante a capacitação, pois as dinâmicas lúdicas tem esse papel de percebemos com diversos olhares estratégias de acolhimento às mulheres vítimas de violência, pois não basta apenas a mulher denunciar. Ela precisa de apoio do Estado e, principalmente, da família para que consiga denunciar à violência doméstica e ir até o final do processo” destaca a consultora da Xaraes, Cida Gonçalves.