A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), por meio do Programa Nacional Crédito Fundiário – Terra Brasil, realizou, nessa segunda-feira (30), no pátio da secretaria, a solenidade de assinatura dos termos de aquisição de terra para 20 famílias do município de Beneditinos.

As pessoas que assinaram os termos de forma simbólica representaram as 122 famílias que adquiriram terras por meio do Programa de Crédito Fundiário em todo o Piauí no ano de 2020. Só este ano, já foram investidos mais de 6 milhões de reais para a  aquisição  de terras  no estado.

A diretora do Crédito Fundiário da SAF, Sheila Reis, agradeceu a todos os envolvidos pelo empenho para que a aquisição fosse realizada e destacou que esse é um número significativo de contratações e que o Piauí saiu na frente em relação aos outros estados. “Para mim, é uma satisfação muito grande, pois apesar do momento e das dificuldades conseguimos um número significativo de contratações aqui no estado, então está todo mundo de parabéns, pois é um grande esforço que a gente faz para que essas famílias conquistem suas terras, e pretendemos seguir em frente e fazer mais contratações”, destacou a gestora.

A diretora ressalta ainda que o programa vai mudar de nome, mas continuará com o mesmo objetivo. “A partir do próximo ano o programa se chamará Terra Brasil, mas continuará com a mesma roupagem e com os mesmos padrões do Programa Nacional de Crédito Fundiário que a gente trabalha atualmente”, explica Sheila Reis.

No estado do Piauí, o Programa Nacional Crédito Fundiário (PNCF) tem por objetivo promover ações para a redução da pobreza rural, por meio do acesso à terra e da promoção de atividades produtivas que permitam incrementar os níveis de geração de emprego e renda. O programa atua em 12 territórios do estado onde já beneficiou com algumas de suas linhas de crédito quase 20 mil famílias em pelo menos 200 municípios.

A secretária de Estado da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos Lima, ressaltou que, mesmo com a pandemia, os programas executados pela SAF continuam com as atividades. “Mesmo em um ano atípico, conseguimos a assinatura de 122 contratos de aquisição de terras e nós agradecemos as parcerias com os sindicatos, as empresas de assistência técnica, o Banco do Nordeste, por acreditarem no potencial da agricultura familiar”, destaca a gestora.

Patrícia Vasconcelos também falou da importância do programa para as famílias piauienses. “Esse programa já transformou a vida de mais de 20 mil famílias e nós esperamos que mude também a vida dos novos proprietários, pois com sua própria terra, as famílias puderam ter acesso a outros  programas como o Pronaf A, Programa de Aquisição de Alimento (PAA) e o Progere II”, concluiu a secretária.

A agricultora Raimunda do Desterro agradeceu e falou da importância de ter a terra em seu nome. “Graças a Deus conseguimos nossa terra. É muito importante para todos nós e para nossos filhos ter essa terra, assim podemos fazer novos projetos”, acrescenta Desterro.

A gerente executiva do Banco do Nordeste, Carmem Dea, destacou que, dos 20 contratos assinados, a maioria são de famílias geridas por mulheres. “A crescente demanda das mulheres no campo como chefe de família e buscando essa estruturação da família, mostra o quanto cada vez mais a mulher está engajada e buscando seu espaço e suas conquistas”, ressalta Carmen.

O evento contou com a presença da chefe de gabinete da SAF, Aline Alencar; os diretores Luciano Brito, Antônio José Pereira e Durval Gomes;  Vilmar Barbosa – gerente do Pronaf; do secretário de Agrária da Fetag, Devaldo Nunes; do representante da SOL Consultoria, José Francisco de Sousa;  do presidente do  Sindicato dos Agricultores Familiares (Sintraf) e Emater.