O VII  Módulo da segunda turma do curso Defensoras Populares será realizado, no sábado (7), pela Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI), por meio da Subdefensoria Pública Geral, com o apoio do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar.

Neste módulo o curso irá abordar solução extrajudicial de conflitos e terá como ministrante a defensora pública Viviane Pinheiro Pires Setúbal, coordenadora do Sistema Prisional da Defensoria Pública.

A defensora pública Viviane Setúbal ministrará o próximo módulo

O Curso Defensoras Populares capacita atualmente quase 90 mulheres de Teresina, interior do Piauí e do vizinho estado do Maranhão. A interatividade da turma vem surpreendendo as organizadoras a cada módulo. As aulas são via online, por meio da Plataforma Zoom, devido à necessidade de isolamento social imposta pelos riscos de contágio do novo coronavírus, contudo, o novo formato não tem impedido que o desenrolar do curso seja o mais satisfatório.

No  último sábado de outubro o módulo foi ministrado pela defensora pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, diretora de Primeiro Atendimento e titular da área de Família, que falou sobre registro público. “Participar do projeto foi uma experiência valiosa e gratificante, porque contribuir com educação em direitos é uma das formas mais completas de promover transformação social!!! E foi muito legal sentir o feedback positivo das participantes”, destaca Patrícia Monte.

A subdefensora pública geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, ressalta a importância do Projeto Defensoras Populares. “Trata-se de uma iniciativa que visa a capacitação de mulheres em direitos humanos e direitos das mulheres. As participantes são, em sua maioria, líderes comunitárias que se tornarão agentes multiplicadores junto às suas respectivas comunidades. Saber que a Defensoria Pública está proporcionado a essas mulheres a oportunidade de contribuírem para a redução das desigualdades, para a garantia de direitos às pessoas mais próximas a elas, abrangendo dessa forma uma significativa parcela da população, muito nos gratifica. É a Defensoria cumprindo o seu papel também de agente transformador. Quero agradecer a todas as defensoras públicas que contribuem para tornar esse curso uma realidade e a cada participante por confiar na nossa proposta e, acima de tudo, por se irmanarem à Defensoria em sua missão garantir aos vulneráveis assistência essencial para a garantia de seus direitos”, afirma a defensora.