Defensor Público Afonso Júnior realizou os atendimentos

A Defensoria Pública do Estado do Piauí realizou de agosto a dezembro do corrente ano 157 atendimentos presenciais junto aos internos e internas do Centro Educacional Masculino (CEM) E Centro Educacional Feminino (CEF), em Teresina. A ação foi efetivada pela equipe da 4ª Defensoria da Infância e Juventude, que tem como titular o defensor público Afonso Lima da Cruz Júnior.

Do total de ações presenciais, realizadas obedecendo todos os protocolos higienicossanitários estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde e demais órgãos da área, 83 corresponderam a atendimentos individuais e 8 a visitas nas quais foi possível observar a situação coletiva.

O defensor público Afonso Júnior destaca a importância do atendimento presencial. “Esses atendimentos presenciais são importantes primeiro para mostrar para o adolescente a situação processual, informar que além do período da medida é necessário ter bom comportamento. Buscamos, de forma clara e transparente, mostrar a real situação de cada interno no Sistema Socioeducativo. Então, trata-se de um procedimento muito importante e, muito embora tenha sido feito também com muito êxito de forma virtual, nada melhor do que o contato presencial com o adolescente, com todos os cuidados necessários que o período pandêmico exige, para analisar as expressões, a situação e os detalhes, que são importantes até para nossa convicção ao explicar a real situação dos processos. O importante é que o resultado está sendo excepcional porque são várias progressões concedidas pela Magistrada. Inclusive, é importante destacar que também já conseguimos, no início da pandemia, aquela decisão que liberou os adolescentes da semiliberdade para cumprir em regime de liberdade assistida”, destaca o Defensor.