A Defensoria Itinerante da Defensoria Pública do Estado do Piauí dará continuidade aos atendimentos presenciais pré-agendados, em ações consensuais e orientações jurídicas, durante este mês. A primeira comarca a receber a equipe da Itinerante será a de Demerval Lobão, no dia 11.

Seguindo o calendário divulgado pela Itinerante, os atendimentos serão levados a Monsenhor Gil, dia 12; Parnaguá, dia 23 e Miguel Alves, no dia 25. Toda a ação ocorre dentro das normas higienicossanitárias necessárias ao enfrentamento à Covid-19.

Os serviços prestados são em ações consensuais como divórcio, regulamentação de guarda e alimentos, retificação e suprimento de registro civil, reconhecimento de paternidade, dentre outros.

Para que o atendimento ocorra de forma segura, as comarcas são comunicadas com antecedência, oportunizando que façam uma divulgação prévia junto à população e, nas datas programadas, a equipe da Defensoria Itinerante vai às cidades para proceder o atendimento.

O diretor da Defensoria Itinerante, defensor público Marcelo Moita Pierot, fala sobre os resultados alcançados com essa ação junto às comarcas do interior do Piauí. “Desde o último trimestre do ano passado, a Defensoria Itinerante vem promovendo a interiorização e descentralização no atendimento em ações consensuais junto a algumas cidades no interior do estado. Mesmo sabendo das dificuldades pelas distâncias geográficas e por termos poucos recursos humanos, estamos otimizando ao máximo esses recursos buscando a máxima efetividade e eficiência nos serviços e, assim, atuamos mensalmente em Demerval Lobão e Monsenhor Gil, além de ações desenvolvidas em Gilbués, Caracol e Miguel Alves, atendendo na medida do possível demandas dessas comunidades, sendo que o plano é atender o máximo possível de comarcas, tendo como meta mais de 20 nesse primeiro semestre”, destacou o defensor.

Calendários das ações para fevereiro no interior do Piauí