A Defensoria Pública do Estado do Piauí tem trabalhado no sentido de oferecer cada vez mais qualidade no atendimento prestado aos seus assistidos. Nesse contexto, a aquisição de novos equipamentos contribui para otimizar as ações em todas as áreas de atuação. Recentemente, a instituição destinou à Defensoria Itinerante 10 novos computadores, que possibilitarão maior desempenho à equipe quando da retomada dos atendimentos presenciais.

O diretor da Defensoria Itinerante, defensor público Marcelo Moita Pierot, acredita que os novos equipamentos possibilitarão maior agilidade aos atendimentos. “Esse era um pleito antigo no intuito de modernizar e otimizar os trabalhos executados em nossa sede”, diz o defensor.

Defensor Público Marcelo Pierot, diretor da Defensoria Itinerante

Ao longo de sua existência, a Defensoria Itinerante agrega um significativo volume de trabalho, ações e atendimentos, que vão desde a parceria com o Tribunal de Justiça nas Jornadas da Justiça Itinerante, realizadas durante todo o ano, passando pelas ações em parceria com demais órgãos, instituições e sociedade civil, como igrejas e movimentos sociais, pela realização de sessões de júri e um extenso calendário de audiências de instrução e julgamento, tanto na capital como no interior do estado.

Mesmo no período de trabalho remoto, ocasionado pela pandemia referente ao risco de contágio do novo coronavírus, a Defensoria Itinerante tem dado continuidade a sua atuação, como o esforço concentrado com foco em processos criminais, tendo por objetivo peticionar nas diversas comarcas em que atua, quanto à revisão dos processos dos presos provisórios, envolvendo especialmente pessoas dos grupos de risco, bem como enviou aos gestores municipais recomendações sobre a necessidade de intensificação do distanciamento social, com a adoção de práticas de higiene e conscientização da população sobre os riscos de contágio da Covid-19. Os defensores com atuação na Itinerante também vêm realizando atendimentos e participando de audiências por meio de videoconferências.

O diretor da Defensoria Itinerante destaca as ações realizadas, bem como as melhorias que deverão ser alcançadas com os novos equipamentos.  “Com a retomada gradual das atividades na Defensoria Itinerante, a tendência é haver uma maior exigência da capacidade tecnológica da Defensoria, e a Diretoria Itinerante há muito tempo necessitava da renovação em seus computadores. O investimento em tecnologia é fundamental para a manutenção na qualidade dos serviços prestados e receber esses equipamentos irá auxiliar em muito o serviço de todos que trabalham nesta diretoria, refletindo diretamente na qualidade e velocidade dos serviços prestados”, afirma Marcelo Pierot.