A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI), por meio da Defensoria Itinerante, irá integrar, na próxima sexta-feira (25), a primeira ação do projeto “Caravana dos Direitos Humanos na Comunidade”. A iniciativa, de autoria da Sasc, visa promover ações em direitos voltados para as comunidades, com o fortalecimento das políticas públicas existentes para promoção e defesa da cidadania e também enfrentamento à discriminação em razão de orientação sexual e identidade de gênero, além da oferta de serviços.

O projeto contará também com a parceria da Secretaria da Segurança Pública do Estado do Piauí; Secretaria da Saúde (Sesapi); Sistema Nacional de Emprego (Sine); Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres (CEMP).

Sobre a participação, o defensor público e diretor da Defensoria Itinerante, Marcelo Pierot, destaca a parceria firmada com a Sasc. “Dentre as dezenas de projetos que a Defensoria participa, nós estaremos com mais um parceiro que é a Sasc, por meio da ‘Caravana dos Direitos Humanos na Comunidade’, próxima sexta-feira (25), na cidade de São Miguel do Tapuio. É importante ressaltar que a Defensoria Pública, por meio da Diretoria Itinerante, é parceira de mais de uma dezena de ações realizadas tanto na capital como no interior, e não poderíamos ficar de fora desse importante projeto, que é uma iniciativa que tem por finalidade levar cidadania à população também do interior. Nessa ação estaremos fazendo aquele trabalho tradicional já conhecido da Diretoria Itinerante, principalmente naquela parte de registros públicos, suprimento de registro de nascimento, óbito, retificação de registro civil, dentre outras ações consensuais que a Itinerante costuma fazer, além de informações sobre direitos, garantias constitucionais e cidadania”, afirma.

Segundo o cronograma estabelecido pela Sasc, outros seis municípios serão contemplados com o projeto somente no primeiro semestre de 2022.

08 de abril – Teresina (Vila Santa Bárbara)
22 de abril – Valença do Piauí
06 de maio – Teresina (Vila Irmã Dulce)
20 de maio – Barras
03 de junho – Teresina (Boa Hora/Zona Rural Norte)
17 de junho – Altos
01 de julho – Teresina (Itararé)
15 de julho – Baixa Grande do Ribeiro