Palestra aconteceu na segunda-feira (25)

A Defensoria Pública do Estado do Piauí está participando nesta semana, por meio do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, das comemorações por um ano de atuação da Patrulha Maria da Penha. Na segunda-feira (25), a coordenadora do Núcleo, defensora pública Lia Medeiros do Carmo Ivo, proferiu palestra para grupo de policiais, oportunidade em que destacou a importante parceria que a Patrulha tem realizado com a Defensoria Pública no combate à violência contra a mulher.

Lia Medeiros também enfatizou a qualidade do trabalho realizado pela Patrulha. “É importante destacar a extrema relevância do trabalho que a Patrulha Maria da Penha vem desenvolvendo ao longo desse ano. Foram muitos os casos em que o Núcleo da Mulher contou com a atuação da Patrulha em caso de necessidade e monitoramento de medidas protetivas. É com muita satisfação que vemos ser evidenciado o grande interesse em fazer um trabalho de qualidade, treinando os profissionais que atuam nas intervenções, capacitando-os em várias questões, como a intervenção empática”, afirmou.

A defensora chamou a atenção ainda para a necessidade de reforçar a rede de proteção. “Todas as Instituições também encontram maneiras de contribuir. Defensoria Pública, Judiciário, Ministério Público, no sentido de elucidar como se dá a atuação de cada participante do Sistema de Justiça e da rede de atendimento, para que se possa formar realmente um trabalho conjunto, onde cada um possa fazer sua parte, sempre contando com os outros. Nossa participação foi um momento de troca, no qual vários policiais militares deram sua contribuição. Um momento enriquecedor desse serviço tão importante no enfrentamento aos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher”, ressaltou.

A coordenadora do Núcleo da Mulher fará nova palestra na sexta-feira (29), quando falará para comandantes PM/PI. As comemorações por um ano de atuação da Patrulha contarão ainda com uma blitz educativa incentivando a doação de sangue.