Com o objetivo de proporcionar suporte emocional aos defensores públicos, servidores e estagiários que se encontram em trabalho remoto ou participam da retomada gradual do trabalho presencial, a Defensoria Pública do Estado do Piauí oferecerá, por meio de videoconferência, nesta quinta-feira (20), às 16h, a palestra Novas Formas de Demonstrar Afeto, ministrada pela promotora de Justiça Cleia Januário e pela psicóloga e servidora do Ministério Público do Estado do Piauí, Liandra Nogueira. O link para participação será disponibilizado nos grupos de WhatsApp da Defensoria.

A promotora Cleia Januário, além de chefe de gabinete e assessora de Planejamento e Gestão é, também, gestora do Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho do Ministério Público do Estado do Piauí, que tem por finalidade tratar sobre as políticas institucionais voltadas para o ambiente laboral.

“Nossa palestra é voltada para dar esse suporte emocional às pessoas que se encontram em trabalho remoto, assim como em trabalho presencial nesse período de pandemia. Nesse sentido, a abordagem é mais nos aspectos emocionais e psicológicos nessa nova etapa de atuação, como nos adequar a essa rotina que sofreu mudanças”, explica Cleia Januário.

A promotora diz ainda que a palestra será dividida em 15 minutos para cada ministrante e afirma que a expectativa é a melhor possível, baseada na experiência já vivenciada no Ministério Público. “Tivemos uma boa receptividade. Foi uma ótima experiência, voltada para quem trabalha de casa ou está voltando ao trabalho presencial nesses novos tempos”, explica.

O diretor administrativo da Defensoria, defensor público Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro, diz que este será um momento importante para todos que compõem os quadros da instituição. “Nosso objetivo é, a partir do conhecimento da promotora Cleia Januário, oportunizar um momento de apoio psicológico dentro de uma realidade que sabemos ser difícil e desgastante para todos. Temos a intenção que as pessoas que integram os quadros da Defensoria possam encontrar nessa palestra orientações para melhor desenvolverem suas atividades, sem comprometimento da saúde emocional. Acreditamos que será um momento ímpar”, afirma o defensor.

O defensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis, evidencia a necessidade do suporte emocional a quem vem se dedicando diariamente ao trabalho na instituição. “Temos a ciência que o trabalho remoto se torna muitas vezes bem mais desgastante, assim como entendemos as preocupações de cada um na retomada das atividades presenciais, daí surgiu a ideia deste momento, durante o qual acreditamos que todos terão a oportunidade de encontrar algum ponto que seja condizente com o cenário vivido. Esperamos estar contribuindo para o bem-estar e melhor desenvolvimento do trabalho de cada um e aproveitamos para agradecer à promotora Cleia Januário e à psicóloga Liandra Nogueira, pela disponibilidade em repassarem esses conhecimento aos que compõem a Defensoria Pública”, ressalta Erisvaldo.