Defensoria de Altos tem atuação destacada

A Defensoria Pública Regional de Altos, quem tem como titular a defensora pública Ana Keyla Ferreira da Silva, tem trabalhado durante o período da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus visando sempre resguardar ao máximo a manutenção dos direitos dos assistidos altoenses. Os resultados alcançados demonstram o empenho de toda a equipe e resultaram em 798 ações no período de 20 de março a 19 de julho de 2020. A Defensoria de Altos também possui 1.382 processos em andamento no Processo Judicial Eletrônico (PJe).

Do total das ações desenvolvidas pela Defensoria de Altos, 316 correspondem a atendimentos entre cíveis e criminais, 385 a petições e 97 a iniciais cíveis.

Ana Keyla destaca os desafios decorrentes da atuação durante o período pandêmico, ressaltando que os resultados alcançados são fruto do empenho da equipe. Entre esses resultados, estão a ação judicial a fim de garantir uma cirurgia de vitrectomia no olho direito para um assistido, que possuía um alto grau de comprometimento da visão.

A defensora conta como foi o caso do assistido:

“A atuação da Defensoria Pública durante período de pandemia tem sido um desafio diário para seu quadro de Defensores, colaboradores e estagiários, bem como tem exigido esforço e compreensão dos assistidos. O núcleo da Defensoria de Altos atende via WhatsApp, telefone (86) 99401-1395 e pelo email defensoriaaltos@gmail.com. Neste momento de pandemia, que ocasionou a modificação no modo de atendimento institucional, passando a ser realizado de forma virtual, ressalto o caso do assistido F. P. A. que, já no ano de 2017, teve assistência da defensoria para proceder um pedido de subsídio pelo Estado de operação ocular em seu olho esquerdo, não logrando sucesso devido ao alto grau de agravamento de sua saúde visual, apesar de ter sido deferida medida liminar. Agora, em plena pandemia, deparamo-nos com complicações no quadro de saúde do assistido com indicação de nova cirurgia, de vitrectomia no olho direito,  sendo que, com empenho de toda equipe do núcleo de Altos, esforço de sua genitora, Sra. M. da C. P. R. de A., a quem agradeço a paciência em proceder remessa de documentos via WhatsApp, e eficiência dos membros do Poder Judiciário, representados pela magistrada Andréia Parente Lobão Veras, que concedeu medida liminar e ordem de bloqueio de valores do Estado após descumprimento de decisão provisória, fora possível garantir o custeio da operação do assistido na rede particular.  Agora, o assistido encontra se em casa e, segundo familiares, em bom estado de saúde. Enfim, durante esse período de distanciamento social e trabalho remoto, tentamos resguardar ao máximo a manutenção dos direitos dos assistidos altoenses”