Plano foi elaborado dentro de todas as medidas de segurança necessárias

A Defensoria Pública do Estado do Piauí está se organizando, de forma segura, para o retorno das atividades presenciais da Instituição, obedecendo o calendário previsto no Plano Pro Piauí, desenvolvido pelo Governo do Estado, que prevê a retomada dos serviços públicos presenciais a partir de 10 de agosto.

Nesse contexto, a Defensoria Pública elaborou o “Plano de Gestão Estratégica do Serviço Público Defensorial no Contexto da Pandemia da Covid-19”, documento desenvolvido pela Subdefensoria Pública Geral, Diretoria Administrativa e Coordenação de Planejamento e Projetos, contando com a colaboração de todos os setores da Instituição que, por meio de Diretorias e Coordenações, enviaram sugestões para essa retomada segura.

O Plano já foi apresentado a mais de 70 Defensoras e Defensores Públicos por meio de videoconferência, oportunidade em que foram esclarecidas eventuais dúvidas quanto a retomada. A reunião foi conduzida pelo defensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis, pela subdefensora pública geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior e pelo diretor administrativo da Defensoria Pública, Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro. As apresentações continuarão durante o mês de julho aos demais profissionais que compõem os quadros da Instituição.

Segundo o defensor público geral, a intenção é que a Defensoria retome as atividades com a adoção dos cuidados essenciais. “Estamos nos organizando para que o retorno das atividades presenciais ocorra com toda a segurança necessária, tanto para as pessoas que compõem os quadros da Instituição como para os usuários. Pensando nessa segurança, é importante destacar que o retorno das atividades presenciais na Defensoria será gradual, o que significa que muitas atividades continuarão de forma remota, especialmente aquelas exercidas por defensores e servidores que se enquadram nos grupos de risco. Importante destacar também que durante todo esse tempo em que estamos em trabalho remoto a Defensoria Pública tem dado seguimento as suas ações, objetivando a garantia de direitos aos nossos assistidos de forma eficaz. Também será elaborado ato normativo conjunto da Defensoria Geral e Corregedoria regulamentando o retorno com base no Plano apresentado.”, afirma Erisvaldo Marques.