Defensoria vai continuar priorizando o atendimento remoto como prevenção à Covid-19

A Defensoria Pública do Estado do Piauí iniciou nesta segunda-feira (24), a retomada dos atendimentos presenciais. Contudo esse atendimento só será feito mediante agendamento por meio dos contatos telefônicos, de WhatsApp e e-mail, já disponibilizados no site e nas redes sociais da Instituição. Ao adotar esse formato de atendimento a Defensoria visa a preservação da saúde da população, assim como de suas equipes de trabalho.

Atualmente o expediente na Defensoria Pública acontece das 9h às 13h30 e as equipes que retornaram ao trabalho presencial estão reduzidas, contudo o atendimento remoto continua acontecendo das 8h às 14h e tem sido uma ferramenta eficaz para a garantia de direitos dos assistidos pela Instituição desde o início da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, causador da Covid-19.

Todos os contatos para o atendimento remoto, que também serão utilizados para os agendamentos dos atendimentos presenciais, estão disponibilizados no site www.defensoria.pi.def.br, e redes sociais como Instagran @defensoriapiaui; fanpage @DefensoriaPúblicadoEstadodoPiauí e o twitter @defensoriapiaui.

A subdefensora pública geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, explica como se dará essa retomada e reforça os canais remotos para o atendimento ao público. “Os profissionais da Defensoria Pública voltaram a atender de dentro dos prédios da Instituição, porem parte de nossa força de trabalho permanece remota e os nossos atendimentos aos usuários dos serviços da Defensoria continuam prioritariamente de forma remota e só serão realizados de forma presencial apenas quando previamente agendados por meio dos canais de comunicação já divulgados em nossas redes sociais e site, que são contato telefônico, via whatsApp e emails e só serão realizados por agendamento. Pedimos a compreensão das pessoas, porque esses atendimentos presenciais serão reservados à situações em que se façam imprescindíveis, como em risco de perecimento de direitos, urgências ou situações de e extrema vulnerabilidade social, em caso de pessoas que nem sequer possuem acesso aos meios eletrôni, não têm celular e nem internet. Todos os casos que pedirem agendamento serão avaliados por Defensores Públicos. É preciso reforçar que os atendimentos  por via remota  tem sido feitos com bastante sucesso durante o período de pandemia e continuarão sendo realizado. Pedimos que fiquem atentos as nossas redes sociais que estaremos sempre divulgando os canais para contato com a Instituição.”, ressalta.

O defensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis, destaca que a Instituição continuará mantendo os atendimentos preferencialmente remotos, como forma de proteção aos assistidos e às equipes. “A pandemia ainda está em curso por isso temos que adotar todos esses cuidados, seguindo orientações da Organização Mundial de Saúde, demais órgãos de Saúde e dentro do nosso Plano de Retomada, assim como do Plano Pro Piauí. Temos o atendimento remoto desde de 19 de março e que permanecerá funcionando de forma eficaz. No início da pandemia todos tivemos que nos reinventar, mas logo a Defensoria se adequou à nova realidade, com a realização de atendimentos, audiências e disponibilizando todos os canais possíveis para que a população continuasse sendo assistida. Dessa forma optamos por atender presencialmente  somente os casos imprescindíveis e permaneceremos com nossos canais remotos disponíveis, para que a população tenha total acesso à Instituição.  O importante nesse momento é que as pessoas compreendam que a Defensoria continuará prestando seus serviços de forma eficaz e que ainda se faz necessário a adoção dessas medidas para a segurança de todos. A Defensoria permanece vigilante, adotando todos os cuidados, mas com confiança, para oferecer sempre uma resposta aos que necessitam da Instituição”, afirma.