A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) e a Superintendência de Promoção da Igualdade Racial e Povos Originários da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) trabalham para construção do Plano Estadual de Defesa Civil na prevenção e mitigação das áreas de riscos envolvendo as comunidades tradicionais: quilombolas, ribeirinhas, indígenas, população de terreiros e ciganas.

O diagnóstico com mapeamento das comunidades no Piauí desencadeará ações com núcleos específicos de defesa civil com as comunidades e em escutas qualificadas no aprimoramento de ferramentas tecnológicas e sociais, além do fortalecimento das comunidades na elaboração de uma cartografia social do risco que as torne mais resilientes diante de possíveis desastres socionaturais.

Para o assessor técnico da Sedec, Werton Costa, o Plano Estadual de Defesa Civil do Piauí passa necessariamente por uma abordagem democrática e participativa, no sentido de construir alternativas para a participação popular de comunidades.

“Primeiro faremos um mapeamento de todas as comunidades tradicionais de povos quilombolas, indígenas e ribeiros, para fazermos uma busca ativa nessas comunidades pelas condições de risco. Seja risco geológico, climático, hidrológico, ou seja, essas comunidades serão ouvidas para definir qual grau de risco aos quais elas estão sendo submetidas em suas faixas territoriais”, explicou Werton.

“A elaboração desse plano é muito válida, pois vai ajudar a superar os problemas que diversas comunidades sofrem, principalmente nesse período de chuva, que acontecem alguns desastres naturais e, às vezes, não tem referência para onde procurar solucionar o problema. Com esse plano, a gente vai ter a oportunidade de primeiro conhecer de perto onde estão os maiores problemas e solucioná-los. Além disso, as comunidades, também, passarão a ter a oportunidade de conhecer o órgão que tem competência para resolver os possíveis problemas”, ressaltou a superintendente de Igualdade Racial e Povos Originários, Assunção Aguiar.

O assunto foi tratado em encontro que contou com a participação da gerente de Projetos Especiais da Defesa Civil, Indira Bezerra, e equipe da Superintendência de Igualdade Racial e Povos Originários da Sasc.