O diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), Garcias Guedes, junto ao analista de sistemas do Detran-PI, Fernando Castelo Branco, e o secretário de Segurança Pública (SSP), coronel Rubens Pereira, assinaram, na manhã desta terça-feira (1º), um termo de cooperação técnica de parceria entre os órgãos para o compartilhamento de informações e dados informatizados ou não, do banco de dados entre a Secretária de Segurança Pública e o Detran.

Os dados específicos a serem compartilhados para o Detran serão os registros de ocorrências de acidentes de trânsito, com a finalidade de subsidiar os dados estatísticos do Registro Nacional de Estatísticas de Trânsito (Renaest). Este termo possibilitará aos responsáveis pelos setores de tecnologia da informação de cada órgão, informações quanto aos veículos automotores e condutores habilitados por parte do Detran-PI, bem como ao sistema de ocorrências policiais relativas a acidentes de trânsito por parte da SSP.

O analista de sistema do Detran, Fernando Castelo Branco, diz que será uma nova oportunidade para os dois órgãos, uma vez que os parceiros de trânsito como CIPTran, PRF, entre outros, já compartilham desses dados e com isso possibilitam uma melhor abordagem na segurança do trânsito. “Com esses dados, poderemos estabelecer um cruzamentos com os históricos da nossa base para determinar uma biografia de ocorrência e utilizar esses dados para outras finalidades pertinentes a segurança no trânsito e segurança pública”, afirma.