Aulas retornaram obedecendo às normas sanitárias

Desde o dia 19 de outubro de 2020, as escolas da rede estadual estão autorizadas a retomar, de forma presencial, as aulas para os estudantes da 3ª série do Ensino Médio e VII etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Assim, o chão da escola passou a ser uma realidade para 9.867 estudantes em 286 escolas, até o momento. Os alunos são avaliados de forma qualitativa.

A retomada das aulas é um processo gradativo e para isso as escolas da rede estadual apresentam um plano pedagógico, além de seguir todas as orientações previstas nos protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus, já estabelecidos pelas autoridades em saúde.

 

Kits alimentares têm sido entregues para famílias de alunos

 

Embora não estivesse previsto nos protocolos de retomada, a  Seduc está garantindo a testagem para o novo coronavírus nos profissionais que estão envolvidos diretamente no retorno das aulas presenciais nas escolas e, até o momento, não houve caso positivo para a doença.

Para a retomada, a  Secretaria de Estado da Educação realizou capacitações com as equipes escolares, destinou recursos para que as escolas pudessem adquirir material de higiene, equipamentos de proteção individual  e fizessem a instalação de pias na entrada e a sinalização dos espaços.

 

Alimentação Escolar

A Secretaria de Estado da Educação está realizando a distribuição de kits alimentares para os alunos da rede estadual.  Até o momento foram beneficiados 206.048 estudantes em 651 escolas, num investimento de R$ 5.153.550,00.

O kit alimentar é destinado aos estudantes da Educação Básica (Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos – EJA). A aquisição é custeada com recursos provenientes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Cada escola é responsável pela montagem e distribuição dos kits, que contêm gêneros alimentícios não perecíveis e 30% de produtos oriundos da agricultura familiar. No momento, a entrega está suspensa devido ao período eleitoral. As escolas que ainda não concluíram a entrega poderão retomar à ação e finalizar na próxima semana.

Fonte: Seduc