A Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres (CEPM), realiza, na segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher, solenidade virtual, às 11h,  para o lançamento da linha de crédito Fomento Mulher e do edital do Comitê de Mulheres Rurais, e autorização da reforma e ampliação da Casa Abrigo, além da apresentação do projeto de Lei Março Lilás.

O evento terá a presença do governador Wellington Dias, da vice-governadora Regina Sousa, o diretor da Piauí Fomento, Luís Carlos Éverton de Farias; da secretária da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcellos; do secretário de Estado da Assistência Social, Zé Santana, a coordenadora de Políticas para as Mulheres, Zenaide Lustosa, e as mulheres beneficiárias.

A data 8 de março simboliza a importância das mulheres terem direitos assegurados na lei, de viver sem violência doméstica e principalmente sem serem vítimas de feminicídio. Além disso, traz a reflexão que é preciso ter nos espaços de poder a presença de mulheres na construção de políticas públicas e o empoderamento econômico para o enfrentamento da violência.

A construção do Março Mulher ocorre de forma interligada com a sociedade civil, órgãos e institucionais para que a rede de enfrentamento à violência contra a mulher fique fortalecida e as mulheres sejam as principais beneficiadas. O evento foi pensado de forma conjunta e proporcionará o debate de assuntos como visibilidade da diversidade de mulheres, saúde da mulher em tempos de pandemia, apresentação de projetos como Vozes do Quilombo, realizado pela Defensoria do Estado do Piauí, encontro com a rede colaborativa permanente de enfrentamento à violência doméstica e familiar, realizado pelo Tribunal de Justiça, dentre outros temas .

O Fomento Mulher surge para incentivar mulheres a criar e trabalhar no próprio negócio por meio de linhas de créditos. A Casa da Mulher Brasileira e Casa Abrigo tem o objetivo de assistir mulheres em risco de vida e que precisam de um atendimento humanizado para ter seus direitos assegurados e não ser mais uma vítima de feminicídio. O projeto de Lei Março Lilás, da deputada Flora Izabel, traz a importância do combate ao câncer de colo do útero, proporcionando o diagnóstico, a prevenção e o tratamento.

Março Mulher 2021 busca a valorização da vida da mulher e o enfrentamento à violência doméstica em tempos de pandemia. A CEPM continua com a campanha “Ei irmã, você não está sozinha”, divulgando os números da rede de enfrentamento à violência no estado do Piauí como: App Salve Maria, Centro de Referência Francisca Trindade – 86 9433-0809, Patrulha Maria da Penha 86 9 9414 8857.