O governador Wellington Dias participou, nesta segunda-feira (15), do Ato Pacto pela Vida e pelo Brasil – “O povo não pode pagar com a própria vida”. A solenidade virtual reuniu governadores e representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Academia Brasileira de Ciências (ABC), Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Arns (C.Arns) e Associação Brasileira de Imprensa (ABI). O ato destaca a ineficiência do Governo Federal frente à pandemia e apoia os esforços dos governadores e prefeitos para garantir o cumprimento das medidas sanitárias de proteção e a imunização da população.

Na carta redigida, as entidades signatárias do Pacto pela Vida e pelo Brasil fazem um apelo ao Congresso Nacional para que dê máxima prioridade à matérias relacionadas ao enfretamento da covid-19 e pedem pelo auxílio emergencial pelo tempo que for necessário para que vidas sejam salvas e a economia seja dinamizada.

Há ainda um apelo particular para a juventude. “O vírus está infectando e matando os mais jovens e saudáveis, valendo-se deles como vetores de transmissão. Que a juventude brasileira assuma o seu protagonismo histórico na defesa da vida e do país, desconstruindo o negacionismo que agencia a morte”, relata a carta.

Segundo Wellington Dias, nesse momento de colapso nacional da rede de saúde, medidas restritivas e sociais precisam ser tomadas com urgência. “Mais do que nunca, precisamos ser um por todos e todos por um. Há a necessidade de isolamento, não há outro caminho nesse momento, além de mais vacinas diversificadas, acompanhamento do cronograma de vacinação, apoio financeiro e medidas sociais. Esse manifesto celebrado hoje é muito importante para que possamos caminhar juntos em defesa das vidas brasileiras”, afirmou o governador.

Para o presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira, são necessárias ações efetivas do ponto de vista institucional e político para que se possa abrir, decisiva e definitivamente, um novo ciclo cidadão da sociedade brasileira. “Reafirmo o nosso compromisso, o caminho é longo e desafiador, mas vamos acender luzes no caminho da nossa sociedade”, pontuou.

Já o presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, fez duras críticas ao Governo de Bolsonaro. “Estamos exaustos de uma forma geral. A OAB se orgulha de uma série de medidas tomadas perante o STF, mas estamos no limite das nossas forças, pois como está não é possível continuar. O Governo Federal trabalha para ver se romperem os limites da institucionalidade e nós temos que estar sempre no embate pela defesa da democracia e da vida do povo brasileiro”, disse.