O Hospital Getúlio Vargas (HGV) foi classificado com 95,2% dos padrões atendidos nas práticas de segurança do paciente pela Diretoria de Unidade de Vigilância Sanitária Estadual (Divisa). O resultado foi divulgado, nessa quarta-feira (13), por meio do Relatório de Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente 2020.

O diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes, explica que “esse resultado mostrou que estamos cumprindo mais de 95% de todos os requisitos de cuidados com o paciente. Isso mostra o compromisso que o HGV tem com seus pacientes, conforme foi confirmado com a vistoria da Vigilância Sanitária”.

A avaliação foi realizada baseada em  indicadores de estrutura e processo, baseados na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) n° 36/2013, que institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde.

Segundo o documento da Divisa, “a participação do HGV nesse processo de avaliação contribuiu para sedimentar a cultura de melhoria contínua nas instituições de saúde, algo primordial para a garantia de um cuidado seguro”.

A coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, Nirvania Carvalho, explica que é o segundo ano consecutivo que o HGV atinge 95% de conformidade relacionados às práticas de segurança do paciente. “Isso demonstra que o hospital vem mantendo seus protocolos de forma contínua, além do monitoramento dos indicadores. É o resultado do trabalho de uma equipe engajada na segurança do paciente”, afirma a enfermeira.

O diretor-técnico da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), Ítalo Rodrigues, comenta que a segurança do paciente envolve ações promovidas pelo hospital e pela fundação para reduzir, a um mínimo aceitável, o risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde. “Nosso objetivo principal é evitar danos aos pacientes e reduzir quaisquer possíveis consequências negativas de um atendimento”, conta o gestor.