Toten com álcool em gel na sede provisória da DefensoriaCom a adoção de todos os procedimentos de segurança orientados pela Organização Mundial da Saúde e demais órgãos relacionados à área, a Defensoria Pública do Estado do Piauí vem retomado parcialmente as atividades presenciais na parte administrativa desde o último dia 10. Em todos os prédios estão sendo instalados totens com a disponibilização de álcool em gel, assim como é feita a medição da temperatura de todos os que adentram às instalações da Defensoria. O uso da máscara é item essencial para o acesso aos prédios. As medidas estão sendo adotadas em todas as unidades, tanto de Teresina como do interior do Estado.

Vários cartazes com orientações de medidas higiênico-sanitárias também foram afixados nos prédios. As informações também estão sendo disponibilizadas por meio das redes sociais da instituição. A intenção é orientar aos Defensores Públicos, servidores e estagiários que participam dessa primeira fase do retorno presencial, tendo por objetivo resguardar a saúde de cada um.

De fácil entendimento, os cartazes trazem orientações sobre uso da máscara e demais procedimentos que as pessoas devem adotar para terem acesso às dependências da instituição. Também é tratada sobre a obrigatoriedade do distanciamento social durante o expediente, que ocorre das 9h às 13h30.

Todo esse cuidado tem sido fundamental para que defensores públicos, servidores e estagiários estejam preparados para o início da retomada de atendimentos presenciais, prevista para o próximo dia 24. Ressaltando-se que esses atendimentos presenciais dos assistidos só ocorrerão por agendamento e serão limitados ao número de três atendimentos diários por Defensoria. Portanto, mesmo após o dia 24, visando resguardar a saúde da população e dos que compõem seus quadros, a maioria dos atendimentos continuará se dando por meio remoto.

Sobre as medidas que vêm sendo adotadas, o defensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis, afirma que o maior interesse é proporcionar segurança. “Queremos que as pessoas que estão retomando as atividades presenciais tenham total segurança nesse retorno, tendo à disposição todos os itens para sua proteção individual, bem como todas as informações necessárias para os procedimentos a serem adotados durante o horário do expediente. Da mesma forma, esperamos poder contemplar nossos assistidos que venham a ser atendidos presencialmente a partir do dia 24. Lembrando que esses atendimentos presenciais só se darão por meio de agendamento e serão limitados. É importante que as pessoas entendam que nesse momento o primordial é a preservação da vida, portanto a Defensoria continuará disponibilizando os canais para atendimento remoto, pelos quais já temos prestado nossos serviços desde o início da pandemia”.