Campanha já iniciou na Defensoria

A Defensoria Pública do Estado do Piauí está realizando campanha de arrecadação de material para a confecção de máscaras pelas reeducandas da Penitenciária Feminina de Teresina. A campanha está sendo efetivada por meio da Coordenação do Sistema Prisional da Defensoria e objetiva, além da própria confecção das máscaras que são de extrema importância para a prevenção do contágio pelo Novo Coronavírus, possibilitar uma atividade laboral às reeducandas,  fazendo com que se sintam participantes desse momento em que é grande a  necessidade de apoio mútuo na busca por vencer a Covid-19. As máscaras serão distribuídas nas Unidades Prisionais do Piauí.

Estão sendo arrecadados tesoura pequena para remate, fio para máquina industrial, elástico fino e linha normal para máquina industrial. Também podem ser doados tecidos para a confecção. Quem quiser doar deve entrar em contato com a Defensoria Pública por meio do telefone (86) 9 9432-2669.

A defensora pública Viviane Pinheiro Pires Setúbal, coordenadora do Sistema Prisional da Defensoria, explica os detalhes da campanha e a sua motivação. “A campanha de arrecadação de material para confecção de máscaras pela Internas da Penitenciária Feminina é mais uma forma da Defensoria Pública do Estado ir além e prestar ajuda e solidariedade nesse momento de calamidade pública pela qual passamos. A campanha também possibilita às reeducandas continuar a exercerem atividade laboral extremamente benéfica, haja vista a necessidade de dar suporte de material de proteção para servidores do Sistema Prisional e Internos, contribuindo para evitar doenças nas Unidades Prisionais, principalmente a  Covid-19”, afirma.

A subdefensora pública geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, também destaca os benefícios que a campanha proporcionará. “A campanha para arrecadação de materiais para confecção de máscaras pelas internas da Penitenciária Feminina de Teresina é mais uma ação positiva da Defensoria Pública do Estado neste contexto de Pandemia do Coronavírus. para além disso, trata-se de iniciativa que promove e apoia o trabalho desempenhado pelas internas, bem como auxilia na proteção de reeducandas (os) e profissionais que atuam no Sistema Prisional do nosso Estado. Parceria solidária e necessária nos tempos áridos que vivemos, melhorando as perspectivas, pois com criatividade e união poderemos enfrentar os desafios que surgem diariamente”.

A gerente da Penitenciária Feminina, Cristiane de Praga, agradece a iniciativa da Defensoria Pública. “Eu só tenho a agradecer à Defensoria Pública,  por se mostrar disposta a nos ajudar na arrecadação do material para a confecção das máscaras. Como sempre a Defensoria nos estende a mão para nos ajudar e no momento, com o fechamento do comércio, está cada dia mais difícil conseguir material para a confecção dessas máscaras, então toda ajuda que vier será bem-vinda. Nossa produção aumentou com a chegada de algumas máquinas e estamos precisando muito de material, essas doações são muito importantes para aperfeiçoar o projeto. Fiquei muito feliz! Espero que dê muito certo, porque a finalidade é ajudar.Agradeço demais à Defensoria. Gratidão é a palavra!”, destacou informando ainda que todos os cuidados básicos de higiene estão sendo tomado na confecção das máscaras para não colocar em risco a saúde das reeducandas.

Viviane Setúbal incentiva as pessoas a doarem. “Contamos com a ajuda para a campanha e pedimos a doação de itens relacionados à produção das máscaras de proteção que serão distribuídas nas Unidades Prisionais do Estado. Vivemos um momento delicado, de incerteza e temor, e a esperança de tempos melhores aumenta quando nos damos as mãos e nos ajudamos, passando pela turbulência da melhor forma possível sem esquecer que sempre há algo melhor por vir”, ressalta a defensora pública.