O ouvidor-geral da Defensoria Pública do Estado do Piauí, Djan Moreira, e a assistente da Ouvidoria, Cláudia Pires, participaram  de reunião técnica com a ouvidora-geral da Defensoria Pública da Bahia e vice-presidente do Conselho Nacional de Ouvidorias das Defensorias, Sirlene Assis, e equipe, tendo por objetivo a troca de experiências sobre as ações desempenhadas pelas ouvidorias.

Sirlene Assis destacou a importância do intercâmbio entre as ouvidorias. “Agradeço a oportunidade de estar com Djan Moreira. Temos as mesmas causas, os mesmos sonhos: construção de uma sociedade mais igualitária com justiça social para todos. Esse intercâmbio foi uma troca de saberes. Nós apresentamos à Ouvidoria da Bahia nosso atendimento, nosso setor jurídico, como nós abordamos no atendimento individual, nos atendimentos coletivos, os grupos de trabalho, articulação que realizamos dentro do Governo do Estado, dos municípios e no governo federal. A ouvidoria é essa grande articuladora, essa grande ponte de articulação, de mediação de conflitos, na perspectiva do acesso à Justiça e dos direitos humanos. Foi um momento que nossa equipe pôde compartilhar seu papel, sua tarefa, como se constrói a Ouvidoria da Bahia. Momento de fortalecimento, de esperança. As ouvidorias externas são importantíssimas dentro do sistema de Justiça. Daí da importância de nosso intercâmbio, pois é necessário saber qual é o seu papel, sua missão e, sobretudo, compromisso com a luta do nosso povo e da Defensoria Pública que presta um serviço para uma população mais carente da nossa sociedade”, ressalta a ouvidora.

Reuniões aconteceram por videochamadas

O ouvidor-geral da DPE-PI também considerou o encontro importante. “Uma tarde produtiva essa troca de experiência. Poder beber da fonte da ouvidora e nossa vice-presidente Sirlene Assis e de sua aguerrida equipe foi muito importante. Em março de 2021, a Ouvidoria Geral da Defensoria da Bahia vai fazer 12 anos de atuação e sua expertise é inegável, inquestionável. Agradeço por esse diálogo institucional. Fiquei encantado com a energia, simplicidade e a firmeza nas ações da ouvidora Sirlene Assis e o compromisso de sua equipe”, afirmou Djan Moreira, que também esteve reunido, por via remota, com o primeiro ouvidor-geral externo nas Defensorias Públicas, Willian Fernandes, atual ouvidor-geral da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.