Transformatura acontece no sábado (21)

Acontece neste sábado (21), a partir das 16h, por meio da Plataforma Zoom e também pelo Canal do Youtube, a solenidade de Transformatura da Turma Maria da Inglaterra do Curso Defensoras Populares, desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado do Piauí dentro do projeto Defensoras Populares, que tem como coordenadora a subdefensora pública geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior.

Esta é a segunda turma do Curso, que é realizado em parceria com o Núcleo Especializado de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar da Defensoria. Setenta e duas mulheres  de Teresina, interior do Piauí e também do Maranhão, concluíram o curso e serão certificadas pela Escola Superior da Defensoria Pública (ESDEPI), podendo atuar a partir de agora como agentes multiplicadores de direitos humanos  e das mulheres  junto às suas respectivas comunidades.

A solenidade deste sábado contará com palestras da defensora Pública do Estado da Bahia, Firmiane Venâncio, que é especialista em Direitos Humanos pela Universidade Estadual da Bahia, mestra e doutoranda pelo Programa de Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, da Universidade Federal da Bahia , assim como da socióloga, feminista e ativista  do Movimento de Mulheres Negras do Brasil, Vilma Reis, que é mestra em Ciências Sociais, doutoranda em Estudos Africanos no PosAfro-UFBA, defensora de Direitos Humanos e cofundadora da Mahin –Organização de Mulheres Negras.

A subdefensora pública geral  destaca o alcance do Projeto. “É  extremamente gratificante perceber que o Projeto Defensoras Populares vem se consolidando e se tornou importante meio de promoção dos direitos humanos, aproximando a Defensoria Pública do Piauí da sociedade e dos movimentos sociais, contribuindo assim para fortalecer a luta pela garantia dos direitos e empoderamento feminino em nosso Estado. Essa turma, especificamente, tem um significado especial, por acontecer em um ano no qual tivemos que nos reinventar para continuar desenvolvendo nossas ações e projetos frente a uma pandemia sem precedentes na nossa história. Talvez até por isso estejamos com a plena sensação de dever cumprido em relação a essas maravilhosas setenta e duas mulheres, que trilharam conosco essa nova turma, ajudando a enriquecer nossas tardes de sábado. Aqui faço um agradecimento especial ao defensor público geral, Erisvaldo Marques, pelo incentivo constante no desenvolvimento desse Projeto; ao Núcleo de Defesa da Mulher, que tem sido fundamental para  a execução de nossas ações; a cada uma das defensoras públicas que se dispuseram a nos ajudar ministrando os módulos; assim como a todas e a cada uma das participantes, sem as quais seria impossível chegar onde chegamos”, afirma Carla Yáscar Belchior.