Os egressos do curso de Ciências da Computação, campus de Parnaíba, Welk Silva e Caio Farias  juntamente com o professor Rodrigo Baluz, criaram uma ferramenta de auxílio ao consumidor e aos comerciantes. O aplicativo chama-se “Lici”  e permite que os moradores de Parnaíba possam fazer compras, consultar produtos e valores, além de receber produtos em casa, contribuindo para o isolamento social causado pela pandemia do Coronavírus.

Caio Farias, um dos criadores do Lici, afirma que o aplicativo surgiu quando eles perceberam que a oferta do varejo físico para consumidor foca em uma publicidade tradicional, resultando em anunciar a loja sem qualquer análise por trás em saber se o consumidor realmente quer o que ele está oferecendo. “O consumidor, quando se dirige ao comércio, busca um produto em si e não a loja x ou y. Ou seja, ponto chave é o produto e é daí que parte o Lici”, diz o egresso.

“Começamos a fazer um site, já que, inicialmente, consumir serviços por App de smartphones não era tão cultural. Mas observando o futuro e os recursos que um smartphone nos daria (GPS, sistema de notificações, câmera, conexão com internet móvel e com outros Apps), vimos que teríamos que criar uma solução móvel para ambos os lados, permitindo o consumidor buscar de onde estivesse e ao lojista atender e criar novas oportunidades de negócios dentro e fora da loja e do horário comercial”, explica sobre o Lici.

Criadores do aplicativo Lici em reunião

Os criadores afirmam que o Lici era visto como uma facilidade e de grande necessidade somente para os grandes centros, mas hoje é uma realidade de mudança do varejo e de consumo.

O aplicativo também conta com o apoio do projeto Carnaúba Valley, onde o professor do curso de Computação, Rodrigo Baluz, é um dos líderes. O docente afirma que o Lici possibilita uma ajuda aos comerciantes nesse momento tão delicado da economia no Brasil. “O Carnaúba Valley busca apoiar a Startup Lici no sentido de buscar contato com as gestões municipais do Piauí, para que possam apoiar a solução, tornando uma solução oficial no sentido de manter ativa a economia das cidades, possibilitando a manutenção do sustento de muito comerciantes e a reabertura das atividades do comércio de forma segura”, diz o professor.

O projeto encontra-se em funcionamento desde Março de 2020, com uma base inicial de 70 lojistas parceiros, e já possui essa nova funcionalidade de compra, venda e entrega já disponível para ambos(consumidor/lojista).

O aplicativo é 100% gratuito para o consumidor e para o lojista durante a quarentena. Para saber mais como consumidor clique aqui. Para cadastrar seu negócio grátis, clique aqui.