Com base no decreto estadual assinado pelo governador Wellington Dias com medidas de isolamento social no território piauiense, tendo como objetivo combater a proliferação em massa do novo coronavírus na população urbana e rural, o diretor-geral do Emater-PI, Francisco Guedes, reforçou as recomendações, especialmente aos agricultores familiares do Piauí e aos servidores do instituto.

A direção do Emater entende ser fundamental redobrar os cuidados com as pessoas que estão no grupo de risco, principalmente às pessoas com doenças cardiorrespiratória, hipertensos e diabéticos, bem como os idosos que estão presentes numa proporção maior nas pequenas e médias cidades e na zona rural do estado, onde a contaminação já está chegando.

Trabalho de monitoramento e informação

Com a recente aprovação pelo congresso nacional do projeto de lei que inclui agricultores familiares nas condições para receber o auxílio emergencial do governo federal, o Emater busca agora as famílias que são atendidas pelo órgão, mas ainda não se encontram cadastradas para receberem o benefício. A ideia do instituto é informar a essas pessoas para que tão logo o projeto de lei seja sancionado, elas recebam o quanto antes o auxílio.

O diretor do Emater falou sobre a importância de continuar monitorando e prestando assistência durante a pandemia. “Nós passamos por um momento delicado, temos o compromisso de continuar auxiliando o desenvolvimento do estado, mas não podemos ignorar o potencial de letalidade do novo coronavírus. Os nossos técnicos foram orientados a prestar assistência com todo o aparato necessário, máscaras, higienização e distanciamento social. Outro canal que disponibilizamos foi o do WhatsApp de cada coordenador regional do Emater para que apenas os contatos mais indispensáveis sejam feitos pessoalmente. Nós não paramos, apenas adequamos o nosso trabalho aos cuidados necessários durante a pandemia”, destacou Francisco Guedes.

Crédito emergencial do Pronaf

Como medida nacional para auxiliar os produtores prejudicados pelo coronavírus, foi concedida a abertura de linha de crédito emergencial de custeio de até R$ 20 mil por pessoa para produtores do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Sobre os encargos financeiros, a taxa de juros é de 4,6% ao ano com prazo de pagamento em até 36 meses, incluídos 12 meses de carência. A data limite para contratação é 30 de junho de 2020.

No momento, a supervisão de crédito e os coordenadores regionais do Emater estão  fazendo a interlocução junto às instituições financeiras para tirar dúvidas sobre a regulamentação da resolução do Banco Central e sobre o encaminhamento das propostas a cada gerência bancária e no decorrer desta semana repassarão aos extensionistas as devidas informações que também serão divulgadas tanto nas redes sociais (Facebook: EmaterPI e Instagram: @ematerpiaui) como no site do Emater (www.ematerpi.gov.br).

Recomendações de higiene

O instituto tem instruído seus colaboradores que ainda necessitam fazer o acompanhamento das famílias beneficiadas no campo, para que usem máscaras, mesmo que caseiras, e lavem as mãos com sabão, além de respeitar as normas do distanciamento de no mínimo dois metros quando estiverem prestando os atendimentos.

Reuniões por videoconferência

Outra determinação da direção foi a realização de reuniões por videoconferência para que o trabalho do instituto não seja comprometido em meio ao isolamento social.