O governador Wellington Dias se reuniu nessa quarta-feira (27), com o novo diretor-geral do Emater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), Leonardo Nogueira, para definir prioridades na atuação do órgão. Entre as diversas estratégias de apoio ao homem do campo, devem ter destaque a partir de agora o fomento ao crédito e incentivo aos novos profissionais para elaboração de projetos agrícolas.

Conforme previsto no Decreto n° 19. 915/2021, o governo vai lançar um cadastro para pessoas físicas e jurídicas que queiram apresentar projetos na área da agricultura.

“Dentro do PRO Social um casamento tanto na área do empreendedorismo como no apoio ao agricultor familiar. Nós queremos caminhar para garantir a ampliação de renda integrados com o sistema bancário, para que a gente possa atender a projetos que vão desde a produção, beneficiamento, até a comercialização”, pontuou Dias.

Engenheiros agrícolas, apicultores, gestores ambientais, entre outros profissionais do campo, que se dispuserem a desenvolver e executar ações junto a agricultores familiares terão incentivo financeiro do estado.

“Cada projeto elaborado e executado recebe um percentual tanto dos bancos, que já pagam normalmente, quanto do governo do estado. Vamos estar acompanhando se o projeto está tendo resolutividade ou não”,  explicou Nogueira.

A pedido do governador, o Emater também deve desenvolver um projeto voltado à inserção de novos profissionais do ambiente rural, no mercado de trabalho. A ideia e gerar oportunidade de integração com agricultores familiares. Os graduados ganham oportunidade de emprego e os agricultores, oportunidade de renda e redução da pobreza.

“Você vai sair da faculdade e conseguir através do seu próprio projeto, com os recursos que oferecemos, montar o próprio negócio”, finalizou Nogueira.