Representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), por meio da Diretoria de Polícia Comunitária e o Comando de Polícia Comunitária (CPCom), participaram, na sexta-feira (3), do 2º Encontro do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), na Vila São Francisco, zona norte de Teresina.

Participaram da reunião, a comandante da Polícia Comunitária (CPCom), coronel Elza Rodigues, representando o diretor de Polícia Comunitária da SSP, coronel Renato Alves; o coordenador dos Pelotões Mirins, major Saraiva; o coordenador de Polícia Comunitária e Cidadania, coronel George Félix; o delegado Willian, titular do 9° Distrito Policial do Bairro Mocambinho, e um representante do 9° Batalhão de Polícia Militar, além da presidente do Conseg  Norte, Teresinha Gomes, e membros da comunidade como comerciantes, padres, líderes comunitários e a população em geral para tratar sobre as demandas de segurança da região.


Nesta segunda reunião do Conseg Norte foram discutidas as políticas de segurança a serem implementadas nas comunidades da região norte da capital e providências para a realização de um debate mais amplo sobre a situação dos Conseg de todas as zonas por meio de um seminário buscando maior fortalecimento dos conselhos, em busca de mais segurança e paz social na zona norte.

Para o coronel Renato Alves, os Conselhos Comunitários de Segurança são muito importantes para a aproximação da população do trabalho das polícias. “Temos referências nacionais e internacionais de bons resultados por meio de um trabalho integrado feito em parceria com as comunidades e os órgãos de gestão e execução de polícia comunitária. Aqui no Piauí nós vamos trabalhar para a criação dos núcleos de polícia comunitária nos batalhões para que esse esforço aconteça de forma descentralizada e com o maior aproveitamento da parceria com as comunidades”, ressaltou o diretor de Polícia Comunitária da SSP.