O primeiro dia de aula do ano é de expectativa e ansiedade para alunos que iniciam o ciclo de estudos em um ambiente escolar novo. Para apresentar o espaço da escola e facilitar a interação de alunos, professores e gestores, a Unidade Escolar Gonçalo Nunes, localizada na cidade de Arraial do Piauí, a 221 quilômetros da capital Teresina, organizou um momento de acolhida aos novos estudantes da unidade.

Em razão da pandemia provocada pela Covid-19 e seguindo os protocolos da vigilância sanitária, a escola realizou, nessa segunda-feira (8), uma palestra com o número reduzido de estudantes novatos para explicar as normas da escola e como se dará o ensino remoto.

A palestra teve como objetivo potencializar as capacidades cognitivas e intelectuais dos alunos para superarem os desafios que surgiram com a pandemia e também estimulá-los a terem hábitos saudáveis. Participaram da acolhida, a assistente social Denise Freitas e a psicóloga Selênia Rocha, que conversaram sobre a importância de manter uma mente saudável em dias de pandemia.

Tendo à frente do encontro a dupla gestora Ednolia Pereira e Aurora Almeida, após a palestra os estudantes receberam um bolo personalizado, além do sorteio dos livros como forma de incentivo à leitura. Os mesmos foram acolhidos pela equipe de professores.

“Uma boa acolhida aos estudantes é de suma importância, principalmente nos dias atuais, e toda estratégia criada é para manter os mesmos com vínculo à escola. O acolhimento aos novos alunos ocorreu com dinâmicas de relaxamento para que sentissem que a escola é um espaço de oportunidade, de desenvolvimento intelectual e pessoal, e o bolo foi para terem a certeza que a presença deles é motivo de festa”, pontou Ednolia Pereira.

A unidade Gonçalo Nunes tem 130 estudantes matriculados nas modalidades de ensino fundamental anos finais e ensino médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como nas turmas de Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA) e Atendimento Educacional Especializado (AEE), número comemorado pela gestão.

“Consideramos uma conquista, pois trabalhamos em 2020 para que não tivéssemos números expressivos de reprovados ou evadidos e alcançamos o nosso objetivo”, disse Aurora Almeida.