Para estimular a participação dos estudantes no ensino remoto, diversas ações nas salas de aula se multiplicam em todo o estado. No Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Professora Maria do Carmo Reverdosa da Cruz, localizada no bairro Dirceu Arcoverde I, zona sudeste de Teresina, surgiu o projeto Roda de Leitura para que, por meio da leitura, os alunos se tornem novos leitores críticos.

O Roda de Leitura é idealizado pela professora Alexandra Almeida da Silva, que reuniu os estudantes matriculados na VI etapa turno noite, etapa que corresponde ao 1º e 2º ano do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos, para que se sentissem esperançosos em meio à pandemia provocada pela Covid-19.

Mesmo diante de uma realidade social de pandemia altamente desafiadora, a equipe pedagógica da escola enfrentou o desafio de despertar o hábito da leitura nas turmas de EJA. Cerca de 33 alunos estão participando do projeto que tem contribuído para a não evasão escolar e para aumentar o rendimento dos mesmos na disciplina de linguagens.

O livro para ser trabalhado com os estudantes foi escrito pelo ator e diretor Lazáro Ramos, intitulado “Na Minha Pele”. Na autobiografia, o autor compartilha reflexões sobre temas como ações afirmativas, gênero, família, empoderamento, afetividade e discriminação no Brasil.

“Para fugir de abordagens maçantes sobre essas temáticas, a escolha do livro buscou desenvolver melhor a oralidade e escrita, capacidade do desenvolvimento do pensamento crítico, compreensão e interpretação textual”, informou a professora Alexandra Almeida.

“Realizamos as aulas exclusivamente remotas por meio de grupo de WhatsApp, leitura e discussões sobre a temática racismo apresentada no livro Na Minha Pele, de Lázaro Ramos. A avaliação ocorre por meio da participação (leitura) dos alunos no grupo e atividade manuscrita para quem não teve acesso ao grupo de leitura de forma on-line, por meio das postagens de fotografias de páginas ou trechos do livro e áudios compartilhados”, explicou a professora.

Aos sábados são realizadas aulas extras com os alunos, momento em que são realizadas as discussões com a turma. Para os alunos sem acesso à internet, é incentivada a leitura do livro como atividade e os mesmos farão um resumo sobre o assunto abordado.