Neste período de pandemia do novo coronavírus, a Unidade Escolar Atila Lira, localizada no município de Angical do Piauí, realiza uma série de cuidados para que todos os 156 estudantes matriculados consigam acompanhar as aulas de forma remota e deem continuidade aos estudos.

A unidade escolar está doando máscaras de proteção individual para a comunidade escolar, além dos cadernos de atividades disponibilizados para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), como explica o diretor da escola, Wanderlan Pereira Lima.

“Quem confeccionou as máscaras foi uma senhora aqui da cidade vizinha, Jardim do Mulato. Foram 150 máscaras que doamos para a comunidade escolar. Quando os estudantes vinham receber os cadernos de atividades, recebiam também a máscara”, disse o gestor.

Para receber os estudantes com a segurança sanitária necessária, foi realizada a higienização e desinfecção de todo o prédio pelos agentes de saúde do município.

A unidade segue as diretrizes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que orienta as escolas na elaboração e execução do plano estratégico de aulas de forma remota utilizando a plataforma iSeduc Alunos.

Segundo Wanderlan Lima, foram pensadas estratégias para atender os estudantes com orientações quanto às atividades e entrega de materiais a fim de evitar aglomeração.

Os professores elaboraram as questões enquanto a equipe de gestão organizou os cadernos de atividades e entrega para os pais e alunos semanalmente.

“Realizamos a chamada via WhatsApp e ligações para que os pais e alunos possam vir à escola buscar as atividades. Organizamos um cronograma de entrega dos cadernos para nossos estudantes e pais todas as quartas-feiras. Dividimos essa entrega em horários por turma para evitar aglomerações, assim, a cada hora do dia uma determinada turma iria buscar o seu material”, esclareceu o diretor.

Após a disponibilização das atividades, os estudantes têm um período para responder às questões e os professores permanecem de prontidão para resolver as dúvidas via WhatsApp ou ligação.