Para uma gincana ocorrer é preciso muita animação, trabalho em equipe e tarefas a serem cumpridas. Junte-se a isso o mês junino e não poderá faltar dança, música e comidas típicas. Parece uma realidade impensada durante a pandemia do novo coronavírus, mas os estudantes do Ceja Maria Rodrigues das Mercedes puderam ter essa experiência de forma remota nessa terça-feira (30).

O Ceja realizou a primeira Gincana On-line: Arraial da Quarentena, transmitido pelo Canal Educação, que objetivou a culminância do projeto “Coronavírus”, o qual evidencia as consequências da pandemia do novo coronavírus. A abertura da gincana foi protagonizada pelo estudante Enzo, atendido pela escola na modalidade da educação especial, realizando uma dança para os espectadores.

Com muita criatividade, os estudantes uniram os momentos pelos quais a comunidade passa para nomear as equipes, sendo estas: Mingau Lockdown, Paçoca de Cloroquina, Maria Isabel de Álcool em Gel, representando os turnos tarde, noite e anexo Irmã Dulce, respectivamente.

Entre os espectadores estava a deputada federal Rejane Dias e, na ocasião, saudou a iniciativa da escola como alternativa para aproximar os estudantes da escola de forma lúdica.

“A educação é a melhor forma para comunicar e dialogar com a população nestes tempos desafiadores para a humanidade e esta forma lúdica para repassar a informação aproveitando a temática junina sobre este tema é louvável. Parabenizo toda a equipe por buscar estreitar a relação entre alunos e professores neste momento de crise sanitária da Covid-19 de forma criativa”, pontuou a deputada.

Em todas as provas os estudantes contaram com o suporte dos professores, que trabalharam os temas relacionados à pandemia. Por meio do chat e participando também em vídeo, os estudantes responderam a prova quiz sobre o tema abordado nas disciplinas; além das provas Fato ou Fake: uma prova para verificação em relação à informação verdadeira ou falsa.

Teve muita animação também no concurso de dança de forró junino, no qual os estudantes enviaram os vídeos para serem avaliados durante a transmissão. Houve ainda as paródias produzidas pelos estudantes com as letras alertando como se proteger neste momento. Cada representante das equipes prepararam comidas típicas informando a origem dos nomes dos alimentos e pratos. Foi realizada ainda a prova das máscaras tendo resultado na doação de todo o material confeccionado.

Durante a gincana a estudante da sétima etapa, Juliana Sacramento, realizou um depoimento sobre a experiência de aula remota.

“Para mim, a aula remota foi uma ideia ótima, pois não me prejudica e estou em casa vendo a garra dos professores para que possamos concluir os estudos. Foi complicado o início, mas houve melhorias e a cada dia estamos na luta para tudo dar certo. Agradeço a todos da escola envolvidos que estão se esforçando para que continuássemos os estudos na forma on-line, seja nos motivando ou em experiências como estas”, afirmou Juliana.

A diretora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos, Conceição Andrade, destacou o protagonismo da modalidade ao propor a atividade.

“Todos estão de parabéns por realizar um acontecimento único em todo o Estado, sendo esta a primeira gincana acontecendo de forma remota e tendo a escola da EJA como protagonista. Acompanhei toda a equipe que esteve engajada a participar da primeira e que servirá de modelo para outras escolas; é muito gratificante”, declarou Andrade.

Para avaliar todas as provas foram convidados, além de Conceição Andrade, a professora Marlene Silva, gerente da 19ª GRE, e Décio Solano, como jurados.

Com maior pontuação entre as provas, os estudantes do anexo Irmã Dulce terminaram a gincana como campeões e receberão na próxima semana os prêmios de cada categoria avaliada.