O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), por meio da Escola Piauiense de Trânsito, promoveu, na última quarta-feira (7), o workshop “Educação Disruptiva: Mentalidade + Reinvenção = Educador do Século XXI”, ministrado pela pedagoga e especialista em Educação Global e Gestão Empresarial, Alcione Maria da Silva.

“Falar de educação é sempre muito importante, bem como discutir acerca disto de uma forma que esteja ao alcance a todos e que atinja o seu objetivo, que é a aprendizagem do educando. Esta prática tem grande relevância, principalmente neste momento em que vivemos em constante transformações, aceleradas pela crise sanitária de uma pandemia. É preciso compreender que, mesmo distantes, a educação formal pode e deve acontecer pois somos todos capazes de nos reinventarmos, reorganizarmos nossos saberes e nossa prática, e isto se torna indispensável”, destacou Alcione.

O evento foi realizado por meio da plataforma Google Meet e foi destinado aos educadores da escola.

O educador de trânsito e servidor do Detran, James Sousa, afirmou que se sentiu gratificado com esta nova experiência. “Esse workshop abriu muitos horizontes sobre a educação no trânsito, e foi muito positivo para nós educadores com relação ao aprendizado sobre as habilidades necessárias para ser um educador. Durante a ocasião, pudemos perceber que a comunicação, a empatia, a tecnologia, o pensamento critico, a liderança, a curadoria de conteúdo, a criatividade, e a colaboração de todos são essenciais neste trabalho”, avaliou.

O workshop faz parte do processo de reestruturação das atividades educacionais que envolvem a temática do trânsito no Piauí. Com isso, o Detran busca fortalecer o processo de modernização e virtualização das ações de educação para o trânsito no Estado.