O Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Lucinete Santana, localizado no município de Paulistana, a 467 km da capital Teresina, promoveu nesta quarta-feira (5) um Café Pedagógico com o intuito de alinhar as ações educacionais da escola entre a equipe de gestores e professores. Na oportunidade, foi lançado o Projeto Professores Fascinantes, que visa valorizar as iniciativas do corpo docente nas práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula.

Segundo a diretora da escola, Lucicleia Acioly, o projeto pretende reduzir a evasão escolar e outras deficiências no processo de ensino e aprendizagem por meio de metodologias ativas. “Todos nós temos aquele(a) professor(a) que mudou nosso jeito de pensar, nosso modo de entender o mundo e nossa trajetória. Em algum lugar da nossa memória, vive a lembrança que um educador ou uma educadora deixou. Nesse sentido, vamos destacar os dez professores mais criativos em suas abordagens em sala de aula com os ‘apagadores dourados’, sendo que o mais bem avaliado irá ganhar um projetor data show. A premiação ocorrerá em outubro, nossa ideia com isso é aumentar a autoestima, o senso de pertencimento e o protagonismo do professor”, explica.

A data da premiação é  em alusão ao Dia do Professor, celebrado no dia 15 de outubro. Para Nailene Biscola, professora de Geografia do CETI Lucinete Santana, a iniciativa será de grande importância para integrar a equipe. “É uma estratégia muito boa, que motiva o corpo docente a trabalhar de forma engajada e unida em prol dos objetivos da escola, que é oferecer uma educação de qualidade aos nossos alunos. Demonstra uma valorização e uma abertura a novas ideias para alcançarmos melhores resultados”, comenta.

Outra ação destacada durante o evento pedagógico foi a instauração do Horário com a Diretora da Escola (HDE), quando os professores e alunos terão acesso particular com a gestora da Unidade Escolar para alinhamento de demandas, conhecimento dos desafios e apontamento de soluções para ambiente escolar.

A coordenadora de Ensino e Aprendizagem da 17ª Gerência Regional da Educação (GRE), Aparecida Gerico, enalteceu o Projeto do CETI Lucinete Santana. “Trata-se de uma iniciativa que contribui na recomposição da aprendizagem dos estudantes nas diversas áreas, como linguagens e matemática. Foi uma satisfação participar do encontro”, agradece.