A professora de Biologia da escola estadual CEJA Maria Rodrigues das Mercedes, Roziana Ribeiro, criou o projeto socioeducativo “Somos Parte De Tudo” Ação Novo Coronavírus: Perspectivas na Educação de Jovens e Adultos, implementado em parceria com seus alunos. A iniciativa tem como objetivo conectar os conhecimentos teóricos adquiridos nas aulas remotas com a presente situação de combate ao novo coronavírus.

O projeto é orientado pela professora e executado por meio das aulas remotas que atendem 250 estudantes, desde a etapa III até a etapa VII, com dez turmas.

Roziana Ribeiro explica que os alunos, por meio de aulas remotas, estudaram os conceitos, informações e implicações que existem publicados em livros e meios digitais sobre o tema vírus, voltados para o Ensino Médio, alinhado às publicações vistas nas mídias. “A iniciativa buscou criar uma conexão entre a comunidade escolar e os assuntos pertinentes ao estudo dos vírus, das viroses, das epidemias, endemias e pandemias e, em especial, do Coronavírus e Covid-19. Tudo foi compartilhado por meio de palestras, demonstrações práticas e incentivos psicológicos utilizando aulas remotas nos espaços digitais como forma também de promover a integração entre o meio teórico e o meio real”, disse.

 

Nas quatro semanas iniciais da prática de aulas remotas, entre os dias 16 de abril e 8 de maio, as atividades os alunos contaram com postagem de materiais digitalizados, resumos, slides, vídeos e áudios.O projeto envolveu discussões, debates e atividades escritas acerca dos assuntos mencionados, seguidas de ensaios em plataforma digital sobre Coronavírus e Covid-19.

Segundo a diretora do CEJA, Raimunda Soares, o projeto será expandido para outras disciplinas em uma fase posterior. “Esse projeto, inicialmente, contou apenas com as disciplinas de Ciências e Biologia, por estarem mais ligadas ao conceito do vírus. Estamos nos organizando para expandir o projeto para todas as disciplinas, contemplar todas as áreas do conhecimento e faremos a culminância com uma gincana online”, declarou a diretora.

A culminância da ação contará da apresentação do conteúdo estudado, em uma transmissão ao vivo, que ocorrerá em 11 de maio, às 19h30 , em canal digital YouTube da professora Roziana Bezerra Ribeiro Chaves.

A transmissão poderá ser acompanhada neste link.