A Unidade Escolar Gonçalo Nunes, localizada na cidade de Arraial do Piauí, realizou na última sexta-feira (27) a apresentação do projeto “Nenhum tapa a mais”, com a finalidade de conscientização dos estudantes sobre o tema da violência contra a mulher e em alusão ao Dia de Combate à Violência Contra a Mulher, lembrado no último dia 25 de novembro.

Foi criado um grupo de trabalho com alunos da VI e VII etapa da Educação de Jovens e Adultos junto com a equipe gestora para elaboração do projeto e, dentre eles, três foram selecionados para fazer a apresentação aos representantes da sociedade. Participaram da apresentação membros da Segurança Pública, da Secretaria de Saúde, da Assistência Social, Conselho Tutelar e da Secretaria de Educação.

A diretora da unidade escolar, Ednólia Pereira, destaca que a execução do projeto será realizada em 2021 em virtude da pandemia provocada pela Covid-19. Na execução do trabalho, os alunos representarão cenas de violência contra às mulheres relatadas em diferentes ambientes.

“Ficamos felizes que o projeto foi aprovado e que em 2021 possamos pô-lo em prática com o apoio da comunidade. O objetivo do projeto é conscientizar as mulheres arraialenses dos seus direitos e incentivar ao empoderamento, esclarecendo que a submissão e desigualdades produzidas por décadas, por uma sociedade machista, podem ser combatidas com políticas públicas eficazes”, disse a gestora.

A apresentação foi feita pela dupla gestora, Ednólia Pereira e Aurora Almeida, e a participação dos estudantes detalhando o projeto. A diretora complementa que os projetos são importantes para integrar os alunos na comunidade escolar.

“A escola vem trabalhando projetos junto aos alunos que, devido à pandemia, não puderam ser concluídos, mas registramos para que no ano seguinte possamos dar continuidade. Mesmo com esse cenário, a nossa gestão não cruzou os braços e trabalhamos, pois a escola não pode fechar. Vamos continuar para não perdermos alunos e fortalecer o vínculo com o nosso alunado”, declarou Ednólia Pereira.