O entusiasmo para levar a educação a quem precisa é parte do trabalho da Unidade Escolar Areolino Leôncio, localizada na zona rural de Teresina, na região da 21° Gerência Regional de Educação (GRE), no Grande Dirceu. Gestores e professores têm desenvolvido atividades para atender alunos que não possuem acesso à internet em localidades afastadas do centro urbano e a escola tem feito buscas ativas quinzenais com entrega de atividades e acompanhamento.

A proposta da ação visa garantir acesso à educação aos estudantes durante a pandemia. A unidade segue as orientações e ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio das gerências regionais, com a meta de diminuir os impactos das medidas de restrições para combate ao coronavírus.

“A escola teve todo o cuidado de levar as atividades aos alunos da zona rural. Pensando no acolhimento, eles levaram o projeto de leitura Lendo em Casa, uma iniciativa da equipe gestora e da professora Siloane Fontes com o objetivo de proporcionar uma atividade extra e prazerosa aos alunos”, disse a gerente da 21ª GRE, Walderice de Carvalho Rodrigues.

A diretora da escola, Carmina Fernandes de Sousa, explica que o projeto de leitura tem tido bons resultados e engajamento dos estudantes. “Para levar o projeto até aos alunos, pedimos o apoio da GRE/Seduc para nos fornecer o transporte. Inicialmente levamos o projeto a 10 alunos que se mostraram interessados, organizamos uma caixa bem decorada e colocamos uma variedade de livros paradidáticos, livros de fácil leitura para chamar atenção. Junto aos livros, organizamos uma pasta com ficha de leitura para que os alunos possam escrever sobre a leitura que fizeram, possam identificar (autor, título, o que achou da leitura) e levamos também um kit mimo para cada um contendo lápis, caneta, borracha e alguns chocolates”, disse a educadora.

A equipe da escola fará as avaliações das fichas de leitura de cada aluno, que contém a data da entrega dos livros e a data prevista  para a devolução. “Estamos montando um portfólio com as atividades devolvidas dos alunos para fazer a avaliação do projeto e saber do interesse dos alunos”, finalizou a diretora.