A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Pré-Enem Seduc, segue incentivando a preparação dos estudantes, seja com aulas por transmissão ao vivo ou presencial, para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Neste domingo, 22 de novembro, os estudantes acompanharam mais um Pré-Enem Live, transmitido pela TV Antares (canal 2.1), Facebook e YouTube do Canal Educação e TV Meio Norte.

A dois meses da realização das provas, os estudantes revisaram, no horário de 8h às 12h, os conteúdos preparados pelos professores Nereyda Áurea, Alexandro Kesller, Keury Campelo e Erick Soares, para as disciplinas de linguagens, matemática, história e redação, respectivamente.

Uma das marcas da live é a interação entre professores e alunos durante a transmissão. Sempre atentos às dicas e questionamentos dos professores, os estudantes participaram das aulas por meio dos grupos na plataforma Whatsapp Salas de Aula On-line Pré-Enem Seduc e também pelo chat no Youtube. Ao final de cada aula, os estudantes ainda podem conversar com os professores no quadro Bora Papear e resolver eventual dúvida sobre o conteúdo.

Outra forma de interação acontece no quadro Fala Galera e, nesta semana, o professor Wellington Soares conversou, via ligação de vídeo, com a comunidade da 10ª Gerência Regional de Educação (GRE), sediada em Floriano.

Francis de Deus, estudante da Unidade Escolar Pe. Pedro da Silva Oliveira, localizada em Rio Grande do Piauí, bateu um papo sobre o Enem. “Busco uma vaga na área da enfermagem. Sei que é um curso concorrido, mas estou me esforçando para alcançar a aprovação com o material da escola e o conteúdo do Pré-Enem”, comentou.

Representando a 10ª GRE, a coordenadora da regional Hildagia Araújo Sousa ressaltou a preparação da gerência para os estudantes diante da pandemia da Covid-19.

“Nesse período de pandemia conseguimos nos reinventar com os nossos alunos. A escola na qual Frances estuda retornou gradualmente de forma presencial com a 3ª série do ensino médio, a etapa VII da EJA e o Pré-Enem. Já os estudantes das outras escolas que ainda não retornaram de modo presencial estão sempre acompanhando as aulas remotas, via material disponibilizado pelo Canal Educação e o Pré-Enem Live e isto vai fortalecendo os estudantes”, destacou.

Maria do Espirito Santos Brandão é professora da U. E. Luis Soares da Silva, localizada em São José do Peixe, e também contou sobre o trabalho desenvolvido na escola para voltar a atenção dos estudantes aos estudos diante da pandemia.

“Os estudantes, professores e coordenadores estão engajados mesmo neste momento diferente. Tivemos que nos adequar para continuar dando acesso aos materiais e à nossa escola. Como toda a rede, tivemos que superar os desafios para que o ensino continuasse. A 10ª GRE tem a preocupação de nos enviar o material de preparação e buscamos fazer com que os alunos consigam acompanhar os assuntos. Utilizamos muito grupos de conversas no Whatsapp para dar o suporte aos estudantes”, declarou a professora.

Ainda durante a transmissão, os estudantes acompanharam os quadros “Bora Louvar”, que homenageia e celebra artistas, escritores e, personalidades que contribuem ou contribuíram com a cultura mundial; “Bora Ler”, com sugestões de livros e que objetiva ao levar o aluno a ler sete livros da literatura brasileira e piauiense até  o final do ano; e o quadro “Bora Ver Filme”, com sugestões de filmes.