A acolhida, momento de recepção aos estudantes ao ambiente escolar, coordenada pelos gestores e professores ocorreu de forma diferente neste início de 2021. De forma virtual, o ano letivo nas escolas que ofertam o Ensino Fundamental, o Ensino Médio, Educação Profissional e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Rede Estadual de Ensino do Piauí teve início nessa segunda-feira (1º).

Seguindo a orientação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para o início do semestre letivo no formato exclusivamente remoto, o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Francisca Pereira de Sousa Morais, localizado no município de Fronteiras, realizou a acolhida dos alunos pela plataforma Google Meet.

A escola reuniu coordenadores, professores e os 143 alunos para apresentar os projetos desenvolvidos no Ceti e o funcionamento referente às atividades de ensino remoto. A diretora do centro, Marilene Carvalho, relata que o último ano foi desafiador e repleto de aprendizados que continuarão em prática neste ano.

“O último ano foi bem desafiador e este 2021 não será diferente, mas para o retorno das aulas remotas estamos com o nosso horário organizado no qual os professores irão trabalhar com os alunos nas diversas plataformas durante um turno, com reforço virtual e presencial. A escola programou atividades às sextas-feiras com palestras ligadas aos temas de saúde, educação, bem como aulões voltados ao Enem”, explicou a diretora.

No formato remoto, os estudantes terão o acompanhamento pedagógico pelas plataformas digitais ao vivo no turno da manhã. Os professores realizarão atividades nos grupos de sala de aula, atendimento via grupos no aplicativo WhatsApp no período da tarde, além da distribuição do material impresso.

“Será disponibilizado ainda o plantão dos professores por área do conhecimento. Para aqueles estudantes que não conseguiram resolver suas dúvidas nas aulas no formato online, serão agendados horários junto ao professor para estes alunos resolverem todas as dúvidas em relação ao conteúdo”, contou Marilene.

Segundo a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Maria José Mendes Neta, a Seduc deu início ao planejamento letivo por meio do programa Juntos para Avançar com diversas ações para garantir o suporte aos alunos.

“O planejamento da secretaria envolve os eixos de formação, currículo e avaliação para resgatar a aprendizagem destes alunos. As estratégias, previstas para finalizar em abril com a avaliação diagnóstica, foram pensadas para priorizar o ensino curricular olhando para habilidades essenciais e para que o aluno possa ter de fato o resgate com o aprofundamento da aprendizagem”, pontuou a diretora.

Ainda no mês de janeiro, a Seduc realizou encontros para repassar todas as informações às GREs, gestores escolares e professores de como serão realizadas as atividades pedagógicas para este ano. O encontro, por meio do Canal Educação, buscou junto aos gestores planejar as atividades escolares com o olhar direcionado para os resultados da aprendizagem dos estudantes em todos os componentes curriculares.

“A Seduc tem a preocupação com todos os alunos, principalmente, aqueles que não tiveram acesso. Uma estratégia é o plano de busca ativa com as nossas escolas, as Gerências Regionais e todos que fazem a rede estão no trabalho incessante de resgatar os alunos. Outra estratégia utilizada é a entrega dos chips aos estudantes que garante o acesso aos conteúdos e contatos junto aos professores, reforçando que a educação não pode parar”, afirmou Maria José.

Os estudantes da Unidade Escolar Estado de São Paulo acompanharam também por via remota o início do semestre letivo. A aula online contou com a participação dos 900 alunos matriculados na oferta do Ensino Médio turnos manhã e tarde. “Estamos trabalhando de forma remota com atividades para vinte grupos/salas de aula. Na nossa escola houve um aumento de duas salas em relação ao ano anterior. Esse aumento na busca por vagas é resultado do bom desempenho dos estudantes, em especial no Enem”, afirmou a coordenadora pedagógica, Gilcarla Prado.

O Ceti Helvídio Nunes também iniciou o semestre letivo. Com oito turmas de ensino médio, os professores realizaram o acolhimento de forma remota com a apresentação dos professores.

“Iniciamos as nossas aulas e seguiremos utilizando as plataformas de aula online na qual os estudantes estarão em grupos separados pelos anos do ensino médio. Os professores irão compartilhar as aulas e atividades nos grupos e os estudantes retornarão às atividades direcionadas a cada professor”, explicou a diretora Auristela Torres.