Os resultados das aprovações no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o investimento em infraestrutura nas escolas observados nos últimos anos, resultaram no aumento da procura por matrículas nas escolas da rede pública estadual, especialmente naquelas que ofertam a modalidade de ensino integral.

Mesmo assim, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou um trabalho de busca ativa desde o início de janeiro de 2021 para ultrapassar a meta de 22 mil matriculados somente na modalidade de tempo integral.

Para isso, a Coordenação de Tempo Integral da Seduc está realizando a busca ativa nas 96 escolas da rede, junto aos diretores e coordenadores. O coordenador das Escolas de Tempo Integral da Seduc, professor Alberto Machado, explica que o trabalho foi iniciado de forma remota, em diálogo com os gestores, alertando para a meta do tempo integral, especialmente nas escolas novas. Na terça-feira (2), a coordenação deu início às visitas nas escolas da capital, que deverão ser concluídas até esta sexta-feira (5) e, em seguida, deverão visitar as escolas do interior.

“Em Teresina, temos exemplos de escolas como o Ceti Pires de Castro, que aumentou de 80 para 280 matriculados; o Ceti Milton Aguiar, que está passando por reforma e já pulou de 263 estudantes para 384; o Conceição Salomé, que aumentou de 168 para 202, e continua crescendo; e o Ceti Raldir Cavalcante Bastos que já matriculou até agora 400 estudantes. Com a busca ativa nós também ouviremos os gestores sobre as demandas das escolas. Nosso objetivo é ofertar uma educação de qualidade e de resultados em 2021”, afirma Alberto Machado.

O coordenador disse ainda que a secretaria promoverá uma grande formação que diz respeito à busca ativa. “O intuito dessa formação é conversar com gestores, coordenadores, professores e todos do segmento do tempo integral, uma formação voltada para os estudantes e para as famílias. Pretendemos ultrapassar a nossa meta e já estamos quase conseguindo”, garantiu o gestor.