Com o início do período letivo na Rede Estadual de Ensino do Piauí, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) intensificou as ações de Busca Ativa, conjunto de ações estratégicas que visa a manter os estudantes matriculados frequentando a escola, ainda que remotamente, durante a pandemia provocada pela Covid-19.

Além de manter os vínculos afetivos e o contato próximo com os alunos, desafio encarado pelos educadores, o plano estratégico de ações tem a missão de localizar os estudantes que não aderiram ao ensino remoto, identificar as dificuldades no acesso às plataformas disponibilizadas pelas escolas e sanar os problemas por meio digital ou com a entrega de atividades impressas produzidas pelos professores nas aulas.

Uma das estratégias de Busca Ativa, que mobiliza não apenas educadores, é manter o contato com as famílias. As unidades escolares utilizam os canais digitais como o envio de mensagens por canais de diálogo como WhatsApp, ligação, visitas e até mesmo o contato realizado pelos próprios alunos, como explica a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Maria José Mendes Neta.

“A Seduc elaborou um plano estratégico para resgatar os estudantes para as atividades pedagógicas das escolas. As orientações foram enviadas aos gestores regionais, diretores, coordenadores e professores, que têm feito um trabalho incessante na busca dos alunos para que não encerrem o vínculo e ampliem o engajamento aos estudos diante do contexto de pandemia”, disse a diretora.

Cada escola, em parceria com as Gerências Regionais de Educação (GREs), tem promovido a conscientização e mobilização de pais e responsáveis, incluindo a participação dos Agentes Comunitários de Gestão (ACG), lotados nas gerências em todo o estado.

As ações ocorrerão durante todo o período letivo com a busca, monitoramento da participação dos alunos na realização das atividades remotas e apoiando a efetivação da aprendizagem nas modalidades do Ensino Fundamental, o Ensino Médio, Educação Profissional e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).