Os Espaços da Cidadania e Centros Integrados de Atendimento ao Cidadão (Ciacs), vinculados à Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SeadPrev), realizaram, nos dois primeiros meses deste ano, cerca de 67 mil atendimentos na capital e interior do estado. Dentre os serviços mais procurados, estão a emissão de carteira de identidade, carteira de motorista, Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), segunda via de contas de energia e emissão de guias de pagamento de tributos.

A secretária de Estado da Administração e Previdência, Ariane Beningo, comemora a quantidade de atendimentos realizados e revela que os números alcançados são frutos de um esforço da SeadPrev em garantir que todas as pessoas que procuram os serviços oferecidos pelo Estado nos Espaços da Cidadania e Ciacs sejam atendidas com agilidade.

“Foram 66.682 atendimentos em janeiro e fevereiro. Isso é fruto da soma de esforços da SeadPrev, dos órgãos parceiros e dos servidores que atuam nesses espaços. Por conta da pandemia, tivemos que reduzir o número de pessoas trabalhando no local e a quantidade de atendimentos diários. Mas ainda assim estamos conseguindo atender as pessoas com qualidade e rapidez e isso nos deixa muito satisfeitos”, destacou a secretária.

Ariane Benigno reforçou que a SeadPrev vem adotando todas as medidas para conter a disseminação do novo coronavírus nos postos de atendimento ao cidadão. “Isolamos assentos, fizemos marcações no chão, afixamos cartazes com orientações sobre as medidas de prevenção da Covid-19, disponibilizamos dispensadores de álcool 70% e estamos instalando uma estrutura com termômetro, tapete sanitizante e álcool em gel na porta dos Espaços da Cidadania. Outro ponto que nos deixa contentes é que tivemos poucos casos de adoecimento em pessoas que trabalham nos Espaços da Cidadania e Ciacs, o que nos faz perceber que o esforço em conter a disseminação da Covid tem surtido efeitos positivos”, pontuou a gestora.

Atendimento

Nos Ciacs e Espaços da Cidadania, a população pode obter atendimento de órgãos como o Detran, Secretaria da Fazenda, Adapi, Emater, Sine, Junta Comercial, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Polícia Civil, Equatorial e Águas de Teresina.

Em Teresina, os Espaços da Cidadania funcionam de 7h30 às 14h na unidade localizada no Show Auto Mall, na zona leste, e de 7h30 às 19h no espaço do Shopping Rio Poty, na zona norte. No interior, tanto Espaços da Cidadania quanto Ciacs funcionam de 8h às 12h. Todos os espaços ficam abertos de segunda à sexta-feira.

Agendamento Virtual

Em Teresina, o atendimento nos Espaços da Cidadania é por agendamento. O usuário deve acessar o endereço eletrônico http://portal.pi.gov.br/agendamento/ e escolher data, horário, o espaço onde quer ser atendido e o serviço para o qual deseja atendimento.

“Estamos com um novo portal de atendimento. Antes, o usuário agendava por meio do site www2.pi.gov.br/agendamento, que era um endereço eletrônico provisório. Reforçamos que os agendamentos agora devem ser feitos no http://portal.pi.gov.br/agendamento“, frisou Ariane Benigno.