O memorando da missão de apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) foi assinado, nessa quinta-feira (19), no auditório da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), para a conclusão do Programa Viva o Semiárido (PVSA) no Piauí. Participaram da solenidade o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Hérbert Buenos Aires; o representante da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Francisco Limma; o coordenador do Viva o Semiárido no Piauí, Francisco das Chagas Ribeiro; o oficial dos Projetos Fida para o Brasil, Hardi Vieira, e equipe; o diretor-geral do Emater, Francisco Guedes, representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e equipe do PVSA.

O Governo do Estado e o Fida trabalham com a expectativa de acordo para implementação de novo projeto no estado, o ”Piauí Sustentável e Inclusivo”, após conclusão do Projeto Viva o Semiárido, prevista para julho de 2020.

 

Segundo Hérbert Buenos Aires, o valor total do co-financiamento do novo projeto com o Banco Interamericano soma recursos de 150 milhões de dólares, o que equivale a R$ 580 milhões. Ele ressaltou a importância da continuidade na dedicação das equipes, da mesma forma que trabalharam nos últimos anos de acordo entre Governo e Fida, para que seja concluído o que a missão verificou nesta semana que esteve no Piauí, em reuniões com órgãos como Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Emater, Sasc, Seplan, Seduc e SAF e com técnicos das empresas que prestam assistência técnica ao PVSA e em campo verificando dados que irão contribuir para o desenho do novo projeto.

O oficial de Projetos Fida no Brasil, Hardi Vieira, destacou que a assinatura do memorando marca o início de um novo acordo entre as duas partes, já que contém os principais acordos realizados na missão, que vão garantir a implementação do PVSA em várias áreas, nos 211 de Projetos de Inclusão Produtiva, nos 89 municípios. Hardi informa ainda que, ao final dos trabalhos, foi acordado que deve haver um reforço principalmente nas áreas técnicas de comercialização e acesso ao mercado; a possibilidade de novas parcerias do PVSA, vislumbrando com possível extensão do projeto até 2021, o que representa parcerias com a diaconia na área de algodão agroecológico, com a Embrapa para ração alternativa relacionada à avicultura, piscicultura e apicultura e com a I Comradio, a fim de potencializar os resultados do aplicativo “Nestante” e com a Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Município de Betânia do Piauí (Ascobetânia)/Cooperativa dos Produtores e Produtoras Rurais da Chapada Vale do Rio Itaim (Coovita) na área de acesso a mercado e comercialização, elevando resultados para outros projetos.

O novo acordo também vai permitir a conclusão dos 60 sistemas agroecológicos, atividade da Seduc nas escolas rurais e com a Sasc, a capacitação de jovens voltada para a realidade da localidade onde moram.

Missão no interior

Dois consultores na área de Regularização Fundiária e Impacto Ambiental, Jairo Guerreiro e Sandro Moreira, estiveram em campo durante a missão. O coordenador do PVSA no Piauí, Francisco das Chagas Ribeiro, destacou esse trabalho, que é desenvolvido numa visão de produção sustentável, com uma preocupação especial com o meio ambiente e foco na recuperação da vegetação nativa por meio do plantio de mudas, como da algaroba, cajueiro, aroeira, entre outras.

A equipe visitou a barragem Rio Itaueira, em Barra do Coqueiro, conferindo a experiência de barragens submersas em Floriano; na localidade Prata, Rio Canindé, em Regeneração, e a Barragem Barriguda, em Ribeira do Piauí. O grupo também conferiu a realidade do assentamento Marrecas, Barragem do Peixe, em São João do Piauí, e a Barragem de São Miguel da Talhada, em São João da Varjota.

Os consultores visitaram ainda, em Itainópolis, as comunidades Olho d’água, Cerca, Tabuleiro Branco e Junco. O objetivo das visitas é conhecer as potencialidades das áreas para avaliar a possibilidade de construção de barragens ou passagens molhadas, a fim de beneficiar as comunidades ribeirinhas.

Nessa visita, acompanharam a missão além dos consultores do Fida e do PVSA, José Manoel de Oliveira, da UGP de Picos; João Batista, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Itainópolis e representantes da Semar e equipe do Interpi.