Com o tema “Regime de Colaboração Estado e Municípios: Um instrumento para a promoção da equidade na educação do Piauí”, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, nesta quinta-feira (02), um grande encontro com gestores da área, em Teresina. A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PI), Fundação Getulio Vargas (FVG), o Itaú Social e o Governo do Piauí são parceiros nessa iniciativa.

Jaana Flávia Fernandes Nogueira, coordenadora DGPE (Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais) da FVG, revela que o regime de colaboração é uma estratégia prevista pela Constituição Federal e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). “Nela, União, estados e municípios se organizam para solucionar problemas comuns ou estimular e apoiar implementação de políticas. O regime de colaboração foi utilizado, por exemplo, para a construção dos currículos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Piauí está de parabéns por está a frente nesse processo”, diz.

A diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem, Maria José Mendes Neta, explica que o evento é a primeira formação da trilha formativa que faz parte de um projeto com o objetivo de melhorar a qualidade e a equidade da Educação Básica pública, em âmbito local, por meio de um regime de colaboração entre o estado e os municípios.

“A ideia aqui é discutir sobre um diagnóstico do regime de colaboração, que já acontece, e o que a gente pode planejar para o futuro, sempre atentos à questão da equidade social, pensando em um bem maior que é nosso estudante piauiense”, observa a diretora.

Fundamentos

Nesse primeiro momento, serão compartilhados as necessidades do estado do Piauí frente ao tema, os principais fundamentos de regime de colaboração, a apresentação de um case estadual de sucesso e, por fim, um momento de conexão entre os participantes através da facilitação e compartilhamento de aprendizados e experiências.

A gestora da 8ª Gerência Regional de Educação (GRE), Tatiane Barbosa de Carvalho, revela que em Oeiras e região há uma boa integração entre as redes estadual e municipais.

“Essa união de esforços é instrumento para promoção da equidade no Piauí. É uma satisfação muito grande colaborar com parcerias entre municípios e estado, pois é através da troca de informações, de organização de currículos, conhecimentos, atitudes didáticas frente a amplitude no que diz respeito a empatia de gostar de ensino, que hoje alavancamos o processo de ascensão de cada indivíduo que lapida seu conhecimento”, relata a gerente.