A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) realizou, nessa tarde quinta-feira (14), o Fórum de Desenvolvimento Econômico e Social do Território dos Cocais, por meio de videoconferência, para discussão dos impactos da pandemia da Covid-19 na região e como o Estado vem agindo para enfrentar as consequências econômicas do necessário isolamento social. Foram divulgadas as ações das diversas secretarias e órgãos estaduais e de parceiros, como o Banco do Nordeste, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (Fetag-PI), sindicatos, lideranças comunitárias, vereadores, deputados e membros do Conselho Territorial dos Cocais.

Rejane Tavares, superintendente de Planejamento Estratégico e Territorial da Seplan, ressaltou a participação de mais de 60 pessoas no evento. “Foram inúmeras autoridades, técnicos e lideranças do território, todos juntos para discutir o impacto da Covid-19 no desenvolvimento econômico na região. Conseguimos ver que o nível de atividades paralisadas é muito grande e que isso vai ter  uma repercussão de recessão e de contenção do desenvolvimento do próprio território. No entanto,  alguns desafios foram colocados pelos participantes, um deles é que cada território vai precisar fazer uma reinvenção de suas atividades produtivas, utilizando novas formas de comercialização, novos produtos, de modo que eles possam ser inseridos numa nova dinâmica econômica”, explicou Tavares.

Além disso, também foram debatidas as estratégias de financiamento da produção. “Precisa-se de estratégias alternativas que possam viabilizar o financiamento dos pequenos empreendimentos, inclusive os informais. Estruturas como cooperativas de crédito e bancos comunitários podem ser um grande reforço”, concluiu a superintendente.

Durante o fórum foram apresentados os programas voltados para a agricultura familiar, na expectativa de manter a produção de alimentos, gerando trabalho e renda para o território.

Segundo Jairo Júnior, diretor de Planejamento Territorial da Seplan, as ações levadas pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e pelo Emater também estão visando a busca ativa para o acesso ao auxílio emergencial. “Com a pandemia, as atividades econômicas estão retraídas, então, esse recurso é uma fonte de renda importante para essas famílias”, disse Júnior.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Igor Nery, apresentou o Piauí Delivery e, durante o evento, foi sugerido por participantes do fórum, que a plataforma poderia não apenas agregar os micro e pequenos empresários, mas também o segmento da agricultura familiar.

Outro ponto de destaque foram as linhas de acesso ao crédito apresentadas pelo Banco do Nordeste e pela Agência de Fomento. Informação do que está disponível, como acessar e quais as garantias exigidas. “As instituições puderam apresentar o que estão trabalhando para o enfrentamento à crise econômica, no apoio ao micro e pequeno empresário, com recursos para capital de giro e para investimentos”, disse Jairo Júnior.

Segundo o diretor, são iniciativas como essas que aproximam os municípios do território ao governo estadual. “No fórum, as dificuldades são expostas e as soluções encontradas. As alternativas praticadas dentro do próprio território servem de inspiração para outras regiões. Foi um momento muito rico, com muita informação que servirá para pensarmos novas estratégias para o pós-pandemia, onde nos reinventaremos para a retomada da economia, com compromissos e pactuações, para que possamos promover qualidade de vida para o interior do estado”, concluiu Jairo.