A estudante piauiense Gabriela Nascimento criou um podcast com dicas de redação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A jovem partilha conhecimento que aprendeu nas aulas do Canal Educação com estudantes de várias cidades,  por meio da internet. A jovem é natural de Dom Inocêncio, município localizado a 593 km de Teresina, e teve a ideia de criar o podcast após acompanhar as aulas do Preparatório Enem e Pré-Enem Seduc Live. “Eu queria compartilhar o que sei sobre Redação com outros estudantes. Percebo que tenho facilidade de aprender e de explicar o que sei para outras pessoas. Então, decidi gravar áudios e enviar para os alunos que estão se preparando para a prova de Redação do ENEM com o intuito de contribuir para que eles possam redigir uma redação de excelente qualidade sobre qualquer tema”, conta.

 

 

A preparação do podcast passa por uma fase de pesquisa e roteirização. “Primeiro assisto às aulas do Preparatório Enem Canal Educação e do Pré-Enem Seduc Live. Além disso, leio livros e material em PDF. Depois, faço anotações sobre o que aprendi. Por último, escolho o assunto do podcast e escrevo o que irei falar em uma folha de papel para que as explicações fiquem organizadas”, explica.

O material é gravado no próprio aparelho celular da estudante e, em seguida, distribuído nos grupos de WhatsApp do Pré-Enem Seduc para os alunos ouvirem.

A atitude de Gabriela ajuda outros estudantes que têm o sonho de conseguir uma vaga em universidades de todo o país e ela manda um recado para quem deseja fazer o mesmo: “Não tenha medo de ajudar o próximo! Supere seus medos e compartilhe o que vocês sabem com outras pessoas, pois fazer isso é muito gratificante”, finaliza.

As aulas remotas do Preparatório Enem e Pré-Enem Seduc são projetos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc). As aulas são transmitidas pelo Programa de Mediação Tecnológica Canal Educação.

CLIQUE AQUI  PARA ESCUTAR O PODCAST.