A Unidade Escolar Malaquias Ribeiro Damasceno, localizada no município São Lourenço do Piauí, desde o início das aulas remotas tem buscado diversificar estratégias para alcançar os 160 estudantes do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados na escola.

Com dificuldade de acesso à internet ou de sinal de telefonia para 70% dos alunos que residem no interior da cidade, a gestão escolar adotou a cooperação entre os estudantes por meio do grêmio estudantil e monitores de turmas como estratégia para garantir o acesso às atividades programadas.

Os estudantes se tornaram auxiliares dos professores durante as aulas remotas, resolvendo as dúvidas dos colegas nos grupos de conversas via WhatsApp e na entrega de atividades da escola.

A diretora da escola, Ana Cláudia Assis Ribeiro, explica que a unidade de ensino se reinventou neste período ao buscar alternativas para que os alunos não fiquem prejudicados.

“Com ajuda dos representantes de turmas e do grêmio estudantil, as atividades chegam a todos, uma vez que temos pontos estratégicos para entrega e um mototáxi leva o material até os mesmos. Eles recebem alguns na comunidade do interior e entregam aos colegas. Os monitores de cada sala e estes, por meio do grupo, fazem o acompanhamento dos alunos. Eles ligam para os alunos ou para a família, falando dos retornos e além do grupo de pais ou responsáveis”, explica Ana Claudia.

Mesmo sentindo falta da maior interação com o professor, dificuldades relacionadas à tecnologia e concentração, a estudante Nádia Melissa da Silva Castro entende como importante o esforço e engajamento por parte dos alunos nas aulas e atividades repassadas.

“Nós estudantes devemos nos ajudar. Seja trazendo informações entre alunos, motivando um ao outro, para que juntos possamos vencer esse desafio e aproveitar essa nova forma de aula. Então, as aulas remotas são importantes no aprendizado dos alunos, pois, por meio destas, estamos desenvolvendo o nosso autoconhecimento e conseguindo gerir melhor nossas emoções e trabalhar a mentalidade de que podemos ir além, mesmo neste momento de pandemia”, disse Nádia.

Samuel de Castro Campos, que é presidente do grêmio estudantil da escola, pontua a adoção das aulas remotas como alternativa essencial para seguir estudando. “Embora as aulas sejam importantíssimas, muitos de nós não têm como acompanhá-las, por diversos fatores. Isso faz com que grande parte dos alunos não alcance uma preparação escolar adequada. Por outro um lado, tal mecanismo mostra-se como essencial para amenizar um pouco a defasagem que alguns meses sem ir à escola podem trazer, pois as aulas são bem preparadas, com bons professores e que oferecem condições para um aprendizado adequado”, disse o representante dos estudantes.

Aulas remotas

Ana Claudia destaca ainda que a escola elaborou, entre as estratégias, criação de grupos via WhatsApp, para aqueles com acesso diário a internet e seguindo o cronograma de seis aulas diárias, sendo estas com menor duração; envio de atividades impressas aos alunos a cada quinze dias e material de revisão do Pré-Enem Live.

“Os registros estão sendo feitos no caderno/portfólio para o retorno, mas temos devolução por meio de fotos, e-mail e ligações. Fizemos um teste com simulado onde o aluno manda fotos dos gabaritos para o professor da disciplinas, como uma forma de avaliar, e foi muito bom. Não está sendo fácil, mas temos uma equipe maravilhosa com professores incansáveis, criando formas viáveis para nossos alunos”, ressaltou a diretora.

A escola criou uma página na plataforma de vídeos YouTube para que os professores disponibilizem suas aulas, caso algum estudante fiquem sem assistir. “Alguns fazem seus próprios vídeos, outros utilizam nas aulas vídeos do Canal Educação, além de áudios explicativo dos slides”, finaliza a gestora.

Acompanhe o canal de vídeos aqui.

Leia também:

Rede estadual de ensino já conta com 100% das escolas com aulas remotas